Se você, não raro, perde a noção de quantas garrafas de cerveja já virou com os amigos no bar ou quantas taças de vinho bebeu durante um encontro e tem receio de pegar o carro depois - afinal, sempre é possível dar de cara com uma blitz policial ou, em casos mais graves, causar uma acidente -, saiba que seus dias de beber além da conta sem perceber estão contados. A empresa Milo Sensors, especialista em tecnologia vestível, acaba de criar a pulseira Proof, que permite quem a usa ficar de olho na quantidade de álcool no sangue.
A tecnologia por trás da pulseira é bem simples: o usuário deve apenas vestir o acessório, que deverá estar conectado ao smartphone. Enquanto a bebida é consumida, a pulseira irá calcular a quantidade de álcool no sangue por meio da transpiração da pessoa.
Há ainda opção para ativar alarmes para serem disparados quando se atinge um limite determinado de bebedeira, assim é possível ficar de olho na própria situação antes de fazer qualquer besteira como virar um copo a mais do que deveria e pegar o carro despreocupadamente.
Tudo é feito de forma muito discreta, basta apenas tirar o celular do bolso e conferir as informações, como se fosse mandar uma mensagem de texto.
Evan Strenk, CEO da empresa Milo Sensors, criadora do aparelho, reafirma o propósito da tecnologia, que é garantir um meio das pessoas medirem a quantidade de álcool no próprio sangue de maneira discreta. "Existem bafômetros para serem comprados, mas ninguém usa pois são estranhos. O uso aqui é que você põe o sensor às 18h e configura todos os alarmes para si mesmo, e tudo está pareado com o aplicativo", afirma o empresário.
Com previsão de chegada ao mercado ainda em 2017, a Smartband Proof deve custar entre 100 e 150 dólares (ou entre 300 e 450 reais), mas ainda não se sabe o grande público terá interesse em gastar um valor tão elevado, apesar dos possíveis benefícios do aparelho para a segurança de quem bebe e dirige e também as possíveis vítimas de atropelamentos e outros acidentes que poderiam ser evitadas.
Sobre Luis Carvalho
Nerd full time, viciado em literatura, HQs, games, filmes e séries, descobriu o amor pelo jornalismo ao perceber que não sabia fazer contas.
[+] Artigos de Luis Carvalho
Nerd full time, viciado em literatura, HQs, games, filmes e séries, descobriu o amor pelo jornalismo ao perceber que não sabia fazer contas.
[+] Artigos de Luis Carvalho