Imagine só uma rede social onde você e seus amigos só escrevem sobre futebol. Agora ela existe e é brasileira. Trata-se do Palpiteros, plataforma que conta com Neymar como seu embaixador e que já nasceu com a meta de ser a maior dentre as redes sociais que possuam conteúdo exclusivamente ligado ao esporte mais popular do mundo.
Seu nome é sugestivo e autoexplicativo, apesar da grafia propositalmente incorreta: uma rede para os corneteiros de plantão, que adoram palpitar sobre todos os jogos da última rodada. Para isso, a rede social traz um conceito de "mesa de bar online" e abre espaço para comentários e discussões a respeito de jogos de diversos campeonatos e divisões, além de acompanhar partidas em tempo real com estatísticas e detalhes.
Durante e após cada partida, os "palpiteros" poderão dar notas pelo desempenho dos jogadores em campo e para todos os principais aspectos de uma partida. A intenção dos idealizadores da rede é a de que todas essas notas sirvam como um grande júri popular do futebol. Os melhores usuários, que são classificados por diversos critérios, concorrem a prêmios e de quebra poderão compartilhar suas façanhas em outras redes sociais.
"Como não existe consenso no futebol, já que cada um vê o jogo de uma forma diferente, vamos pegar este mundo de subjetividade e colocar mais pimenta", aponta o idealizador e líder do projeto, Eduardo Ruschel. "E como não há melhor assunto que o futebol para gerar engajamento nas redes sociais, o Palpiteros é justamente esta faísca em um barril de pólvora, que vem para estimular ainda mais a discussão nas redes sociais", explica.
Inicialmente o Palpiteros abrange a reta final de quatro campeonatos estaduais (Paulista, Carioca, Mineiro e Gaúcho), além da Copa Libertadores da América e a Copa do Brasil. Para o segundo semestre do ano a estrutura está pronta para o Brasileirão (Séries A e B), além da Copa Sul-americana, Mundial de Clubes e alguns dos principais campeonatos da Europa e da América do Sul.
Presente no lançamento oficial do evento, o santista Neymar é apenas o primeiro dos jogadores de destaque do futebol brasileiro que garantiu a participação na rede. No que depender das promessas do centroavante santista, os próximos serão os parceiros Ganso (pelo Santos) e Lucas (pela Seleção Brasileira), “No futebol todo mundo dá palpite. Agora vamos ver quem realmente entende do assunto”, disse o jovem craque.
Funcionalidades da rede
Quanto ao perfil, todos os usuários começam com o título de "gandula" e vão evoluindo a melhores cargos fictícios conforme seus palpites corretos lhe gerem pontos. Além destas congratulações, o sistema ainda possui uma série de medalhas distribuídas aos usuários em formato de conquistas (para quem conhece, bem ao estilo Cartola ou Foursquare).
Outra funcionalidade do Palpiteros serão as "Power Pages", equivalentes às fan pages do Facebook, mas exclusivamente de jogadores, técnicos, jornalistas ligados ao futebol e empresas patrocinadoras da rede. Segundo Eduardo, não haverá Power Pages falsas, ou seja, todas elas serão realmente administradas pelos donos reais.
Para a temporada 2012-2013, a rede social será traduzida para espanhol, inglês, alemão e italiano para entrar no mercado o quanto antes. A meta da rede é a de obter 6 milhões de usuários até o final de 2012 e 30 milhões até a Copa do Mundo do Brasil.