UFC Undisputed 3 e o octógono em casa Aguardado com ansiedade pelos fãs, game chega para quebrar tudo e se consolidar como principal estrela do mercado gplus
   

UFC Undisputed 3 e o octógono em casa

Aguardado com ansiedade pelos fãs, game chega para quebrar tudo e se consolidar como principal estrela do mercado

Confira Também

Definitivamente o MMA caiu nas graças dos brasileiros e com pelo menos quatro representantes de peso no cenário mundial, o país se tornou uma das principais forças do UFC, categoria americana do esporte. Como não podia ser diferente, as grandes empresas de games não dormiram no ponto e entraram de vez neste setor, cada vez mais lucrativo. 


Lançado em fevereiro passado, nos Estados Unidos, o 'UFC Undisputed 3' já é considerado pelos fãs como o principal jogo da categoria na praça. Com um hiato de quase dois anos entre a edição 2010, o jogo, produzido pela gigante THQ, traz dezenas de novidades e promete levar o usuário para dentro do octógono.

"Novidades são o que não faltam no 'UFC Undisputed 3', quem sempre acompanhou o mundo do MMA verá no título uma chance de reviver glórias do passado," é o que afirma Thiago Costa, que administra um dos sites mais populares da internet especializados em games (www.vidaplaystation.com.br/). 

O jogo 

As novidades já aparecem no começo, com o vídeo de introdução, que literalmente faz com que o jogador se sinta dentro da arena e pronto para lutar. Outro ponto alto é o Pride Mode (no Brasil, vale-tudo), que oferece ao usuário a chance lutar seguindo as próprias regras da categoria e em arenas idênticas as originais. "Você ainda tem a chance de utilizar os lutadores atuais do UFC no Pride ou vice-versa, o que aumenta ainda mais a diversão e pode criar combates épicos," diz Thiago. 

Os brasileiros são loucos por MMA, parece um caso encerrado. Com o surgimento de nomes como Anderson Silva e Junior Cigano, o país começou a chamar a atenção de Dana White (chefão do UFC) e sua turma. Constatação disso é o próprio 'Undisputed 3', que em 2010 teve 70% de suas vendas em terras tupiniquins. 

A versão 2012 traz ao todo cerca de 150 lutadores e duas novas categorias de peso, além de um novo sistema de submissão, este último, alvo de muitas críticas nas edições passadas. "Alguns golpes que podem definir o combate também foram adicionados, como as famosas cotoveladas de John Jones bem como a possibilidade de causar um TKO com chutes nas pernas," completa Thiago Costa. 

O que mais impressiona em UFC Undisputed 3 são os gráficos, que sim, conseguiram ficar ainda melhores mesmo com poucas alterações. "Os gráficos estão mais polidos, os efeitos visuais como a entrada no octógono criam uma distração a mais," diz Thiago, que em seu site também criou fóruns para discutir este e outros lançamentos.

Violento ou não, o MMA é um esporte que machuca bastante os lutadores e isso também se aplica ao game, que consegue reproduzir o mais imperceptível dos golpes. "Cotoveladas abrem o supercílio e este corte não desaparece misteriosamente como nas versões anteriores. Hematomas, inchaços no rosto e no corpo também se destacam durante toda a luta e não somente no round," completa.   

O estilo de lutar de cada jogador também foi aplicado ao jogo e ao contrário do que se pode imaginar, não é tão difícil assim acertar combinações ou se esquivar dos golpes de Anderson Silva, por exemplo. O modo carreira, conhecido dos adeptos dos jogos de esporte, é outro acerto na mosca dos idealizadores.

O formato é o clássico, você pode começar ou com um jogador consagrado ou criar seu próprio atleta, o que é mais interessante, já que existe a possibilidade de montar um personagem parecido com você, os amigos e por aí vai. Daí em diante a fórmula é a mesma: ganhar lutas e se consagrar como principal atleta da categoria. 


Evolução

Talvez a principal reclamação dos usuário em relação a edição passada seja a finalização, que para muitos privilegia apenas quem aperta os botões do controle mais rápido. 

"Ao contrário das versões anteriores, que pareciam mais como tentativas alucinadas para esmagar os botões seja para finalizar, seja para escapar, e o que inclusive frustrava a grande maioria dos jogadores, já que nos níveis mais avançados de dificuldade você raramente conseguia finalizar alguém, em UFC 3, a THQ criou uma espécie de mini game para ver quem se sairá bem da finalização," afirma 

Thiago complementa dizendo que as inovações não acabaram com a simplicidade. "A ideia é simples, enquanto um precisa permanecer com a barra de finalização em cima da barra do adversário para finalizá-lo, aquele que deseja escapar deve mover o máximo possível com esta barra, rodando o analógico para mantê-la longe da barra adversária. As finalizações deixaram de ser ganhas por pura sorte e agora exigem atenção e inteligência por parte dos jogadores," explica.

Onde encontrar?

Lançado no Brasil dia 14 de fevereiro, em coletiva que contou com a presença até de Dana White, o jogo é sucesso de vendas, como já podia se esperar. As principais lojas, especializadas ou não, possuem exemplares à venda.  Campeão de reclamação dos usuários de Playstation e Xbox, o preço realmente pode ser um problema, já que os valores giram em torno de 150 a 170 reais. Aliás, as chamadas edições especiais são vendias com mimos como garrafinhas estilizadas e camisetas do UFC. 

Depois de tudo isso é impossível não ficar com vontade de finalizar alguém, mas claro, só no jogo. Boa diversão!