Esse negócio de fazer cerveja em casa de maneira artesanal vem maravilhando cada vez mais adoradores da bebida, que surgiu há pelo menos 4 mil a.C no Egito. Uma vez dominado, o processo permite que o cervejeiro personalize o líquido dos deuses de acordo com seu paladar.
Como parte deste movimento, a cervejaria paraense Amazon Beer lançou a sua mais nova cerveja, a Taperebá Witbier, que leva o fruto amazônico em sua receita. Rico em cálcio, proteína, fósforo e vitaminas C e B2, o taperebá (também conhecido como cajá) tem um sabor adocidado e básico ao mesmo tempo, lembrando bastante o cajú. Além do trigo e da cevada, sua receita esconde dois tipos de malte -- típica da família Lager, a Taperebá Witbier oferece um aroma cítrico característico e de fermento.
Uma ótima pedida para acompanhar carnes em geral, esta Witbier chega aos 4.7% de teor alcoólico sem perder a leveza e refrescância, trazendo ao fundo o toque especial do Taperebá. A temperatura ideal para servi-la gira em torno dos 2-4 ºC.
Mas não é a primeira vez que a Amazon Beer mistura a bebida com frutas exóticas. Em seu cardápio, a empresa oferece ainda a tão falada cerveja de bacuri, conhecida também como “princesinha deliciosa”. Clara e suave, ela traz o aroma intenso da fruta -- uma das mais populares no Pará -- com teor alcoólico de apenas 1,8%.
Já tá com água na boca para experimentar essas delícias? Então fique tranquilo, pois você não terá que andar no lombo de um burro até o Pará para saborear as cervejas sem conservantes da Amazon Beer. Através do site cervejagourmet.com é possível comprar tanto o brand de bacuri quanto de cajá a preços acessíveis (entre R$ 7-12 a garrafa), e receber em todo o Brasil.