No universo ocidental, as comemorações geralmente envolvem cerveja e azaração, e quando alguém fica pelado ou dá um show de pilequinho, isso já é o suficiente para ser taxado de despirocado e sem noção. No entanto, em algumas partes do mundo as pessoas ainda sabem se divertir. Confira a seguir nossa lista de celebrações mais tensas.
6# Dia da Marreta Explosiva
Fazer coisas idiotas para impressionar seus amigos é uma tradição importante que existiu desde que o homem das cavernas descobriu o fogo e outro deles tentou superá-lo demonstrando o quão perto de seus colhões ele conseguia trazer a chama. Foi apenas uma questão de tempo até que alguém transformou a brincadeira num feriado envolvendo explosivos presos a marretas.
Esta tradição absurda acontece em fevereiro na cidade mexicana de San Juan de la Vega, em homenagem ao santo da cidade, San Juanito -- padroeiro dos que querem explodir qualquer coisa. O negócio aqui é descer a marreta no chão e se sentir o próprio Thor.
5# Festival Manasa Devi
Segundo a lenda, um indiano chamado Lakhinder foi mordido por uma cobra e morreu. Sua viúva rezou tanto para o deus hindu Manasa Devi que o trouxe de volta como uma espécie de zumbi. Por causa disso, hoje em dia milhares de devotos celebram a ocasião num festival que não é associação feminista, mas é repleto de cobras venenosas. Durante o evento as pessoas tomam banhos de ervas antiofídicas e em seguida deixam um monte de serpentes mordê-las -- seria a “roleta hindú”?
4# Agni Keli: Dia de Atear Fogo nos Amigos
Lembra da antiga “queimada” que jogávamos na escola? Pois bem, nesse festival os indianos levam a brincadeira ao pé da letra e literalmente atiram tochas nos participantes. A cerimônia secular em honra à deusa Durga é realizada nas ruas de Mangalore no mês de abril e dura apenas 15 minutos -- mas deve parecer uma eternidade para os que aguardam feridos no chão.
3# Dança das Tesouras
A La Danza de las Tijeras, ou Dança das Tesouras, acontece anualmente no Perú e remonta a antiga disputa entre os nativos e espanhóis do século XVI. A dança com tesouras pode durar até dez horas e de fato trata-se de uma competição. Desafiando ainda mais a resistência dos bailarinos masoquistas, alguns deles usam pregos, foices e cacos de vidro para perfurar seus corpos.
2# Wat Bang Phra Tattoo Festival
A cada mês de março, centenas de turistas e regionais parecem incorporar os espíritos de animais em frente a uma estátua do Buda na Tailândia. Nesta celebração, os participantes acreditam que a origem do transe se encontra nas tatuagens feitas por monges do templo Wat Bang Phra -- que usam agulhas de mais de 4 milímetros de largura 40 cm de comprimento. O rolê é tenso e a segurança mantém atenção redobrada diante de uma multidão de figuras que mais parecem personagens dos jogos de luta dos anos 90.
1# Lançamento de Bebês
Se o Michael Jackson estivesse em Sholapur, na Índia, quando colocou seu filho para fora da janela, provavelmente teria sido compreendido. Num ritual de “boa sorte” para seus bebês, incontáveis mães permitem que seus filhos sejam jogados do topo de um prédio de 15 metros até um lençol estendido. Tradição entre muçulmanos e hindus, o festival acontece há mais de 500 anos e pelo visto funciona, já que nenhuma morte foi registrada até agora.