Em tempos de Xbox a pelada com os amigos não se resume mais a reunir a uma galera num sábado à tarde para uma partidinha 11 contra 11. É possível juntar uma galera para um pequeno campeonato ou se conectar e jogar com um amigo, cada um no seu canto. E, com os dedos no controle, incorporar o técnico da seleção e comandar seu time favorito.
E apesar de não exigir o mesmo esforço físico, a partida digital não é tão fácil assim. Coloque o Neymar ou o Messi para jogar uma partida de PES contra Leandro Papai Dias, vencedor do Campeonato Brasileiro de Futebol Digital 2010, e veja quem se sai melhor. A tática é a mesma e objetivo idem, mas o problema centrar é ter que pensar como técnico.
AreaH com três feras do Joystick para selecionar dicas certeiras para acabar com a "perna de pau digital" de quem joga FIFA ou PES.
Time
Escolher o Barcelona não é garantia de vitória para o fotógrafo Gabriel Quintão. ‘Time forte não é garantia de nada. O computador varia muito o jeito que o time joga durante a partida. O segredo é conseguir aproveitar a hora que seu time está melhor e conseguir fazer gols. É meio que uma simulação de um time real, com altos e baixos.”
Conhecer o time real também ajuda. Quem tem o melhor elenco? Quem tem o melhor esquema tático? Romulo Nobre de Carvalho, assistente de arte, escolhe assim.
Nenhuma frase vira clichê à toa, então existe verdade na clássica “em time que está ganhando não se mexe”. É simples! Você está acostumado a jogar com o Barça? Escolha o Barça! Joga mais com Real Madri? Escolhe o Real!
Tática
A tática de jogo de Gabriel é de toque de bola: “Chegar na área do adversário tabelando e tentar colocar algum jogador na cara do gol ou mesmo chutar de fora, caso eu tenha alguém bom de chute a distancia no meu time - um infalível é Ibrahimovic (Milan).”
Zeca gosta de trabalhar a bola, “fazer o jogo ‘rodar’. Geralmente utilizo o 4-3-3, com quatro homens de defesa, um volante, dois meias ofensivos e três atacantes, sendo dois pontas de lança e um centroavante.”
Perdeu? Sem mimimi!
Não interessa se você está na quadra, no campo ou sentado no sofá. Não tem nada mais feio que ficar dando desculpinha para justificar um gol que você levou ou uma derrota. Aqui vão algumas clássicas para você NÃO copiar!
- Logo no contra ataque que eu iria empatar a partida, o juiz termina o jogo.
- Também, com o Barcelona qualquer um ganha.
- Só ganhou porque tem o Messi.
- Sempre a mesma jogada, assim não dá!
- Arbitragem totalmente comprada.