Para quem gosta de música e cerveja, os rótulos da Bamberg merecem atenção especial. A cervejaria paulistana com nome de alemã tem duas bebidas inspiradas em grandes nomes do rock nacional, o Sepultura e o Nenhum de Nós.
A primeira lançou um rótulo especial para homenagear seus 25 anos de banda, e a segunda foi homenageada com uma cerveja que leva o nome de um de seus sucessos. Conheça a Sepultura Weiss e a Bohemian Pielsen Camila, Camila!
Sepultura Weiss
Em 2009, o Sepultura completou 25 anos e o aniversário não podia passar batido. Além de abrirem dois shows do Metallica, em São Paulo, em janeiro de 2010, os caras lançaram alguns produtos de edição comemorativa. Entre eles, vale destacar a cerveja, ainda produzida pela Bamberg.
O idealizador foi Paulo Jr., que depois de receber uma indicação e firmar uma parceria com a Bushido Brazil para lançar o produto, foi pessoal conhecer a fábrica. O baixista deu seu aval e a única exigência dos músicos foi que a cerveja fosse uma Weizen.
O estlo escolhido para a cerveja do Sepultura é da escola cervejeira alemã e tem uma turbidez natural, provocada pela levedura em suspensão. Possui aromas e sabres de bana e cravo, provenientes de uma cepa especial de fermento que produz substâncias químicas que rementem a essas percepções.
Harmoniza com frutos do mar, comida japonesa e tailandesa, queijos pouco maturados, como mussarela de búfala e cáccio de cavalo. Está disponível em garrafas de 600 ml.
Bohemian Pilsen Camila, Camila
Alexandre Bazzo, proprietário da Bamberg, sempre quis fazer uma Bohemian Pielsen e aproveitou a chance quando a maltaria Weyermannm, que fica na cidade alemã de Bamberg, produziu um malte artesanal tcheco chamado floor malted.
O cervejeiro conversou então com o amigo Sady Homrich, baterista do Nenhum de Nós e grande estudioso de cervejas: “Disse a ele que o grande desafio de fazer uma cerveja é ter uma receita que a pessoa beba sem enjoar da bebida, assim ela seria consumida ao longo de muitos anos, como os grandes sucessos musicais.”
Dessa conversa surgiu a ideia de criar uma receita dentro do estilo Bohemian Pielsen e que estivesse integrada a uma música, que harmonizasse com ela, no sensorial e também na rotulagem. A escolhida foi "Camila, Camila", um dos clássicos do Nenhum de Nós. “Se era pra homenagear alguém, então que fosse meu amigo”, explica Bazzo.
A inspiração na canção foi tamanha que a cervejaria calculou a lupagem da bebida em 42 IBU, idade da Camila que inspirou a composição da banda tem hoje. Além do floor malted, também compõe a receita da cerveja o lúpulo Saaz.
Para quem é novo demais para se lembrar dos hits dos anos 1980, Bazzo sugere que se concentre na cerveja. “Quando elaboro uma receita, eu sempre faço pensando no produto final, nas características do estilo, no aroma e sabor, não penso em que publico irei atingir, mas sim no produto. Acredito que cerveja boa atinge qualquer publico que goste de beber cerveja boa.”
O design do rótulo é assinado por André Clemente. E a cerveja está disponível em garrafas de 600ml.
Onde encontrar
Puro Malte
Sepultura Weiss: R$ 18,90
Bohemian Pelsen Camila, Camila: R$ 13,90