Pouco antes de fazer 15 anos, Fábio Diniz passou por uma experiência vergonhosa que mudou sua vida: ele precisava atravessar uma ponte através de um precipício e não conseguiu, por causa do seu medo de altura. Atrás de um jeito de superar o problema, resolveu tentar o paraquedismo. Dezenove anos depois, Fábio reconhece que não se livrou completamente do medo, mas tem no currículo mais de 8600 saltos e muitos títulos, como o de Campeão Latino Americano de Formações em Queda-Livre.
Como Fábio já rodou o mundo saltando de aviões, helicópteros e balões, pedimos para o cara listar o cinco melhores lugares do mundo para saltar.
1 - Skydive Arizona
A Meca do paraquedismo mundial fica em Eloy, Arizona. O clima quase desértico e a estrutura do lugar fazem do lugar o terreno perfeito de qualquer paraquedista.
Fábio ressalta que saltar no exterior vale muito mais a pena para os paraquedistas, já que lá é muito mais barato (um profissional paga só pelo voo apenas U$19,00 aqui o tíquete sai por R$90,00) e os aviões vão muito mais alto, acima de 13 mil pés. No Brasil, a média é de 12 mil, esses mil pés de diferença são 10 segundos de queda livre a mais que fazem toda diferença para quem está saltando.
2 - Boituva
Junto com a estrutura, o clima é o que determina se um lugar é bom para os paraquedistas. E, no Brasil, não tem ponto melhor que Boituva, no interior de São Paulo. A geografia da região ajuda estabilidade climática - a serra e os morros bloqueiam as nuvens, fazendo da cidade um lugar superprivilegiado para esportes aéreos.
3 - Skydive Deland
Com um clima parecido com o brasileiro e uma boa infraestrutura (muitos aviões), a cidade de Deland (a uma hora de Orlando), na Flórida, se destaca pela paisagem que os paraquedistas curtem durante a queda: uma mescla de cidade com vegetação.
4 - Barra da Tijuca
No Rio, a Barra da Tijuca é o lugar. Apesar da proximidade com os morros, o clima é bom. E a vista da Cidade Maravilhosa é incomparável: morros, cidade, lagoa e o mar.
5 - Ubatuba
A cidade do litoral norte fecha a lista graças a paisagem que oferece. Fábio revela que às vezes nem dá vontade abrir o paraquedas, você vai se aproximando do mar e tudo parece que vai ficar bem - mas, é claro, é só uma brincadeira. Sem paraquedas não há jeito!
O clima na região não é o ideal, por isso é essencial checar a previsão do tempo e torcer para que ela esteja certa antes de ir para lá. Com chuva, não dá para saltar e você perde a viagem.