Essa semana o Brasil disputa mais um cinturão no UFC, Renan Barão enfrenta o americano Urijah Faber pelo título interino dos pesos galo. Se vencer, Barão será o quarto brasileiro a ostentar o cinturão do maior evento de MMA do mundo, e enfrentará Dominick Cruz, o atual campeão pela unificação dos títulos. Com isso, o Brasil se igualaria aos EUA com quatro títulos, sendo um dos países com mais cinturões na associação.
Para você entender melhor, separamos todos os campeões categoria por categoria, as principais ameaças gringas aos nossos atuais campeões e os principais nomes brasileiros que podem chegar ao topo nas outras categorias.
Peso Galo:
Campeão: Dominick Cruz – EUA
Fique de olho: Renan Barão
Com a lesão de Dominick Cruz, a chance do cinturão caiu no colo de Renan Barão, neste sábado (21/07), o lutador que recentemente desceu para o peso galo, terá a chance de sua vida contra o ex-campeão Urijah Faber. Renan é considerado por muitos um nome de ouro no UFC, e a chance de faturar esse cinturão interino é muito grande. Conseguindo, deverá lutar contra Dominick Cruz pela unificação dos títulos assim que o americano se recuperar de uma cirurgia no joelho. Barão é faixa preta de jiu-jitsu e treina com a equipe Nova Aliança a mesma de José Aldo.
Peso Pena:
Campeão: José Aldo – Brasil
Principal ameaça: Chad Mendes – EUA
Apesar de já ter sido derrotado por José Aldo no UFC Rio 2. Chad é um dos melhores lutadores da categoria pena, e em sua última luta contra Cody McKenzie finalizou a luta rapidamente. Caso Aldo passe por Erick Koch, Chad pode ser seu próximo oponente. Vale a pena ficar de olho nele novamente.
Peso Leve:
Campeão: Ben Henderson
Fique de olho: Rafael dos Anjos
Os leves talvez seja a categoria que o Brasil tem menos nomes no topo. No entanto um nome que vale a pena ficar de olho é Rafael dos Anjos. Rafael é um lutador faixa preta de jiu-jitsu e em sua última luta venceu por pontos o nigeriano Anthony Njokuani.
Caso dos Anjos consiga uma sequencia de três a quatro vitórias seguidas, pode se credenciar a ser um dos nomes na disputa do cinturão na categoria. Vamos torcer para que isso aconteça.
Peso meio-médio:
Campeão: George St. Pierre – Canadá
Campeão interino: Carlos Condit – EUA
Fique de olho: Erick Silva
Novo no UFC, Erick Silva fez apenas três lutas, venceu todas no primeiro round. Contudo, em sua penúltima luta foi desclassificado por disparar um golpe considerado ilegal (na nuca). Na sua última oportunidade venceu e convenceu finalizando o americano Charlie Brenneman com um mata-leão logo no início do primeiro round. Apesar de ainda ter um longo caminho pela frente, Erick é sem dúvida um dos principais nomes do país para o título dos meio-médios. Próxima aparição do “Índio” deve ser em outubro com adversário ainda indefinido.
Peso Médio:
Campeão: Anderson “Spider” Silva
Principal ameaça: Chris Weidman-EUA
O americano está invicto e vem surpreendendo, em 9 lutas, foram 9 vitórias, 3 por finalização, 3 por nocaute e 3 por decisão dos juízes. Na sua penúltima luta venceu o brasileiro Demian Maia, após ser escalado para a luta há apenas 10 dias da mesma. Já em sua última exibição, enfrentou o americano/filipino Mark Muñoz que era o favorito para enfrentar Spider e atropelou com um nocaute arrasador no segundo round, após ter dominado toda a luta. Weidman é especialista em Wrestling e é faixa roxa de jiu-jitsu, e pelo seu retrospecto deve ser mesmo o desafiante ao cinturão dos médios.
Peso meio –pesado:
Campeão: Jon ‘Bones’ Jones
Fique de olho: Glover Teixeira
Glover Teixeira é experiente no MMA, mas só estreou no UFC este ano enfrentando Kyle Kingsburry e fez bonito finalizando o oponente com um katagatame ainda no primeiro round. Após isso foi cogitado colocá-lo para enfrentar Maurício ‘Shogun’ Rua no UFC 149, no entanto Shogun não aceitou a luta. Com isso, Dana White lhe deu a oportunidade de participar do UFC Rio 3 em outubro, na qual enfrentará o ex-campeão Rampage Jackson.
Glover é faixa preta de jiu-jitsu e muito bom na trocação e por ser experiente e invicto no MMA há 16 lutas, duas ou três grandes atuações devem ser o suficiente para credenciá-lo a disputa do cinturão. Fique de olho nele!
Peso pesado:
Campeão: Júnior Cigano – Brasil
Principal ameaça: Cain Velasquez – EUA
Ex-campeão Cain Velasquez voltou arrasador após perder o cinturão e derrotou no primeiro round o brasileiro Antonio ‘Pezão’ Silva no UFC 146. Com a vitória seu nome já é cogitado numa revanche contra Cigano pelo cinturão dos pesados. Além de ser um ótimo lutador, Cain quer se vingar pela primeira derrota de sua carreira. Parada dura para o brasileiro.