E-Sports podem se tornar esporte olímpico em 2024 Comite Olímipico Internacional está considerando a possibilidade de colocar E-sports na lista de esportes olímpicos gplus
   

E-Sports podem se tornar esporte olímpico em 2024

Comite Olímipico Internacional está considerando a possibilidade de colocar E-sports na lista de esportes olímpicos

Confira Também

De acordo com o jornal The Guardian, o COI (Comitê Olímpico Internacional), juntamente com o vice-presidente do comitê organizacional das olimpíadas de Paris, está considerando a inclusão da categoria E-Sports entre os esportes participantes das olimpíadas, e a previsão é para 2024, edição que acontecerá em Paris, na França. 

O crescimento dos E-Sports ao redor do mundo é notável. Muitos torneios de grande magnitude estão sendo organizados, em alguns casos até com mais audiência que muitos campeonatos dos ditos "esporte de verdade". O Allianz Parque, estádio do Palmeiras, inclusive já recebeu algumas finais de E-Sports.

O programa olímpico de 2024 começará a ser formulado em 2019, e a decisão final será tomada logo após o termino das Olimpíadas de 2020, no Japão.

Confira os benefícios caso essa a inclusão dos E-Sports realmente seja confirmada nas Olimpíadas:

- Ajudaria a aumentar - mais ainda - os telespectadores: e esse benefício vale para os dois, tanto olimpíadas como E-Sports. Ambos possuem milhões de telespectadores, mas não necessariamente eles são as mesmas pessoas, ou seja, muita gente que assiste um não assite ao outro. Na edição de 2016, as olimpíadas sofreram o primeiro escorregão com relação a sua audiência. A quantidade de telespectadores entre 18 e 49 anos foi 25% menor  se comparada a edição anterior. A inclusão dos E-Sports no quadro Olímpico poderia reconquistar o publico mais jovem.

- Iria aumentar o valor do programa olímpico: O interesse em patrocinadores com certeza aumentaria significativamente. A Comcast pagou cerca de 12 bilhões de dólares pela transmissão de seis edições olímpicas. Em apenas duas o seu faturamento relacionado a isso cresceu quase 40%.

- Confirmaria os E-Sports como esporte: Ainda há muito discussão acerca dos E-sports, se eles realmente devem ser considerados esportes. Mesmo com as altas premiações, quantidade de atletas e telespectadores, ainda não existe uma unanimidade sobre o assunto. A sua entrada nas olimpíadas colocaria de vez um ponto final nessa história.

É muito difícil dizer qual será o futuro dos E-Sports, se eles realmente vão continuar nesse crescimento vertiginoso, se um dia irão se equiparar a esportes como futebol, basquete, vôlei, como ele irá se portar com relação às propagandas e patrocinadores, e (nesse momento mais importante de tudo) se realmente os E-Sports podem se tornar um esporte olímpico.


Arthur Gabor