O Brasil fez bonito Mundial de Judô em Paris esse ano e deve repetir o bom desempenho nos jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Alguns nomes que prometem muito no tatame são Thiago Camilo (ouro no Pan do Rio em 2007), Flávio Canto e Leandro Guilheiro.
Para sabermos mais sobre os benefícios do esporte, conversamos com Leandro Cunha, judoca desde os 8 anos, que conquistou a medalha de prata na categoria meio-leve no Mundial.
- Condicionamento físico
Como todo esporte, o judô faz muito bem à saúde e promove o condicionamento físico, desenvolvendo principalmente braços, pernas e abdômen. Mas o destaque da luta é que se aprende a cair nela, na verdade, essa é a primeira lição.
- Disciplina
Artes marciais são ótimas para desenvolver disciplina, especialmente quando se começa cedo no tatame.
- Raciocínio
A base do judô é conseguir máxima eficiência, usando o mínimo esforço. Você derruba seu adversário usando o peso dele contra ele mesmo. Sem chutar ou socar, você leva o cara ao chão segurando-o apenas pelo quimono. A cabeça fica afiada.
- Defesa
Apesar da divisão por pesos nas competições, a ideia no judô é que um cara pequeno consiga se defender alguém maior ou mais forte, já que você usa o corpo como uma alavanca para levar o oponente ao chão e o peso dele te ajuda.
- Respeito
Além do respeito pelo professor, o respeito pelo adversário também é estimulado, o que, como todo o resto, acaba passando para a vida fora do tatame.