Acontece neste sábado, em Anahein, Califórnia, um dos confrontos mais aguardados da história recente do UFC. A luta entre o catarinense Junior Cigano e o americano com descendência mexicana Cain Velásquez, atual campeão, coloca em jogo o cinturão dos pesos pesados.
Nascido em Santa Catarina e radicado em Salvador, Cigano também é conhecido como ‘senhor nocaute’ e traz em seu currículo sete vitórias no UFC em sete embates. O atleta ganhou projeção internacional ao bater o americano Fabricio Werdum.
Credenciado para a decisão após derrotar o também americano Roy Nelson, o ex-garçom de churrascaria é treinado por Luiz Dórea, que já trabalhou com grandes nomes do pugilismo, como Popó Freitas e Minotauro. Junior foi apelidado de cigano em função do personagem vivido por Ricardo Macchi na novela Explode Coração, nome que no começo incomodava um pouco o lutador.
No ringue, Cigano, de 27 anos, 1.93m e 108kg, é temido por sua força, agilidade, energia e estatura, que colaboram para seu excelente retrospecto, com 13 vitórias e apenas uma derrota. Ainda, segundo o próprio atleta reconhece em entrevistas, a necessidade de alavancar a carreira e a busca por tranquilidade foram os principais motivos da troca do sul pelo nordeste do Brasil.
Em regime de concentração absoluta nos últimos dois meses, Junior Cigano treinou duro para a luta. Sob supervisão do preparador físico André Piccoli, o atleta praticou em dois turnos, um pela manhã e outro à tarde, wrestling (arte marcial que utiliza técnicas do agarramento, como a luta em clinch), boxe e jiu-jitsu. Pessoas próximas garantem que o confronto chegou na melhor hora para Junior, já que nos dois últimos embates ele acabou vencendo por decisão do juiz.
UFC
Tido como o primeiro evento renomado de vale tudo, o Ultimate Fight Championship foi criado em 1993 nos Estados Unidos. As lutas são realizadas em octógonos, arenas com oito lados e cercadas por grades de proteção. Alguns combates já tiveram como palco lugares famosos como o cassino Trump Taj Mahal e a MGM Arena. No hall da fama estão os lutadores os mais temidos da modalidade, como Randy Couture, Royce Gracie, Matt Hughes, Charles Lewis e Chuck Liddell, entre outros.
Curiosidades
Para melhorar seu desempenho no octógono, Junior dos Santos garante que não ingere uma gota de álcool desde 2006. Além disso, mesmo sem falar inglês e nunca ter treinado ninguém, Cigano participou do TUF, reality show integrado ao UFC. Porém, o lutador acredita que foi uma experiência fundamental para desenvolver suas outras habilidades.
Antes de iniciar sua carreira profissional, Junior dos Santos era garçom de uma churrascaria em sua cidade natal, Caçador, Santa Catarina, além de ter trabalhado como vendedor de brinquedos. Cigano só começou no jiu-jitsu aos 21 anos de idade.