Não há como negar, ser barbudo está na moda! Mas isso não quer dizer que você se livrou de fazer a barba pelo resto da vida. Algumas ocasiões mais formais ainda pedem um rosto lisinho: reuniões, visitas a clientes, casamentos, almoço na casa do sogro etc.
Depois de muitos cortes pela vida, os homens aprendem qual a melhor forma de se barbear, mas poucos sabem qual é a fórmula da barba perfeita.
Para facilitar sua vida, conversamos com Anderson, barbeiro da Barbearia 9 de Julho, em São Paulo, e reunimos algumas dicas para que você as tome como um manual. Anote!
- Tudo começa ao escolher o produto correto para o seu tipo de pele. No mercado há três tipos de espuma de barbear: mousse, indicado pra peles oleosas, gel e creme, indicados pra peles normais e secas.
- Programe-se para barbear depois do banho, porque além da pele estar limpa, os poros ficam mais abertos, facilitando o processo.
- Aplique a espuma de barbear e espere agir por uns minutos. Nesse tempo, aproveite para fazer pequenos movimentos circulares e contínuos, para erguer os pelos e amacia-los.
- Nada dará certo se a sua lâmina de barbear não estiver em bom estado. Lembre-se que aparelhos descartáveis devem ser usados no máximo três vezes. Mais do que isso, eles podem estragar sua pele e provocar ferimentos.
- Prefira os modelos com mais de duas lâminas, que cortam os pelos sem necessidade de passar pela mesma área várias vezes.
- Se sua pele for muito sensível, não se barbeie no sentido contrário dos pelos, esse ato pode causar foliculite, um tipo de inflamação muito comum que causa vermelhidão, coceira e ardor, além de afetar em maior proporção pessoas negras, asiáticas e com baixa imunidade.
- Comece pelas costeletas, depois vá para a face e pescoço, em seguida, áreas ao redor da boca. Deixe por último o queixo, onde os pelos demoram mais para amolecer.
- Para evitar os cortes, esteja atento, e use as duas mãos, esticando a pele enquanto faz a barba. Além disso, não pressione demais a lâmina sobre a pele e opte pelos movimentos curtos que permitem maior precisão.
- Depois de cada passagem de lâmina, lave-a rapidamente para retirar o excesso de creme e pelos.
- Ao término, lave bem o rosto para retirar o excesso de creme e veja se não esqueceu nenhuma área.
- Atenção: Loção pós-barba não é frescura e macho que é macho precisa usá-la também. Ela fecha os poros e alivia as irritações provocadas. Tente escolher uma que não seja à base de álcool.
- A navalha é uma ótima opção, pois corta os pelos rentes a raiz, no entanto, seu uso requer prática e habilidade. Assim, é melhor deixar essa tarefa para um profissional, afinal você não pretende se suicidar ao fazer a barba, certo?
- Os barbeadores elétricos, embora não deixem a pele tão lisinha, são os mais práticos porque não precisam de cremes e praticamente são indolores. E ainda evitam a foliculite, porque não cortam o pelo tão rente.
- Evite usar bronzeadores ou filtros solares imediatamente após o barbear, assim como fazer a barba no mesmo dia em que irá nadar. O cloro e o sal da água irritam a pele mais ainda.
Um último toque, mulheres gostam de barbudos, mas não de profetas. A barba no tamanho mediano e aparada regularmente pode aumentar seu público consideravelmente. Quando marcar encontro com uma garota, faça a barba no dia, ou programe-se para deixá-la um pouco mais comprida, ainda que falhada. Barba crescida de um ou dois dias irrita a pele das meninas, e você não pode cometer essa gafe.