O então desconhecido Jimi Hendrix chegou a Londres em 1966. Em um cartão postal enviado ao pai em seus primeiros dias na Inglaterra, o músico norte-americano expressou de maneira premonitória o que estava por vir: “parece que agora as coisas vão dar certo”, diz um trecho do documento. Foi na terra da rainha – por meio de uma trinca de músicas explosivas (“Hey Joe”, “Purple Haze” e “The Wind Cries Mary”) entre as dez mais tocadas da parada inglesa – que o negão de cabelo black power revolucionou o rock. Canhoto, Hendrix mudou o jeito de tocar guitarra. Colocava o instrumento em ação com os dentes, pelas costas, sem encostar nas cordas, além de ter queimado e quebrado alguns exemplares.
Veja também:
Foram apenas três anos de brilho intenso para o cara virar semideus. E como muitos de sua geração, Hendrix morreu cedo, aos 27 anos em 1970, por asfixia causada por barbitúricos.
Listamos abaixo 7 curiosidades do provável maior herói de guitarra em punho que o mundo já presenciou.
#1 Batizado como John Allen Hendrix, ele teve o nome trocado pelo pai e passou a se chamar James Marshall. Ainda pequeno, também era chamado de Buster. E foi o baixista do The Animals, Chas Chandler, quem lhe deu o nome artístico e trocou James por Jimi.
#2 Foi paraquedista do Exército americano. Em seu vigésimo salto, quebrou o tornozelo. Ao ser pego se masturbando em um plantão, foi dispensado do serviço militar.
#3 Sua mãe, Lucille, morreu de cirrose quando Jimi tinha 16 anos.
#4 Ele aprendeu a tocar guitarra com os dentes com Butch Snipes, no Tennessee. De acordo com ele, levava um tiro quem não tocasse assim em Clarksville.
#5 Hendrix desembarcou na Inglaterra com os seguintes itens na bagagem: uma guitarra, bobes rosa para cabelo, um pote de creme para acnes e uma muda de roupa.
#6 Portando heroína e haxixe, o cantor foi preso no Aeroporto Internacional de Toronto em 1969. Para ser liberado, pagou uma fiança de US$ 10 mil.
#7 Seu túmulo em Renton, Washington, teve de ser afastado dos outros devido ao assédio dos fãs e o estrago causado por eles. Hendrix está enterrado junto do pai, Al Hendrix, e da avó, Nora Rose Moore Hendrix.
Sobre Rodrigo Cardoso
Rodrigo Cardoso é jornalista. Escuta mais que fala. Deu certo na arte de contar histórias de gente (de Mandela a Andressa Urach) apesar da memória seletiva.
[+] Artigos de Rodrigo Cardoso
Rodrigo Cardoso é jornalista. Escuta mais que fala. Deu certo na arte de contar histórias de gente (de Mandela a Andressa Urach) apesar da memória seletiva.
[+] Artigos de Rodrigo Cardoso