Cada vez mais o público masculino tem procurado tratamentos dermatológicos com fins estéticos. Mas, seja por vaidade ou por necessidades profissionais de apresentar melhor aparência, a limpeza de pele está entre esses tratamentos de pele mais procurados pelos homens. Mas, afinal, em que se baseia a limpeza de pele? Para que ela serve? É simplesmente a remoção de cravos da pele?
"A limpeza de pele é feita para a retirada dos produtos sebáceos (secreções e os famosos cravos) que se aglomeram nas saídas dos folículos pilossebáceos (um canal onde estão o pelo e a glândula sebácea) e que não são possíveis de ser retirados em uma lavagem normal do dia-a-dia", explica Mônica. Em português claro, a limpeza de pele é exatamente o que quer dizer.
O fato é que a pele masculina é diferente da feminina. Por exemplo, é muito comum encontrar um adolescente com espinhas, cravos e manchas, mas garotas nem tanto. E muitas vezes isso não se deve exclusivamente ao fato de, por natureza, as mulheres cuidarem mais da pele que os homens.
''As glândulas sebáceas são controladas pela testosterona, logo, como a presença deste hormônio é muito maior nos homens, isto faz com que a pele seja mais oleosa e, por vezes, com aparência de mais grossa, dado ao calibre destas glândulas, que nos homens é maior'', explica a dermatologista Mônica Aribi Fiszbaum. Isso explica não apenas o porquê de a acne atacar mais os homens, como o porquê de surgir principalmente na adolescência, onde os hormônios estão bombando.
Como a limpeza é feita
O procedimento de limpeza da pele é simples e rápido - principalmente quando feita somente no rosto. A primeira ação é a aplicação de produtos correspondentes para cada tipo de pele, seguida da aplicação de vapor na região a ser limpa, que visa amolecer os cravos e abrir os poros da pele. Em seguida, o profissional inicia a retirada dos cravos.
Pode até parecer um procedimento simples, possível de se fazer em casa, mas a verdade é que sob as mãos de um profissional você evita marcas avermelhadas e possíveis cicatrizes na pele.
De quanto em quanto tempo?
Evidentemente não existe uma periodicidade ideal para a limpeza de pele feita por uma esteticista que atenda a todos os homens, uma vez que os tipos de pele variam muito. Porém, a média para um tratamento com bons resultados é três meses – permitindo um intervalo maior para peles mais secas e menor aos donos de pele mais oleosa.
E no final das contas, não adianta você dizer que não se importa com sua cara cheia de espinhas e cravos, afinal não é segredo para ninguém que a mulherada adora um homem que tenha uma boa higiene. Para quem já faz, a limpeza de pele deve ser mantida como um importante ritual de nossa saúde, já para quem ''não se rendeu'' a esta prática, não há por que se preocupar.