A Hyundai, montadora coreana que após breve passagem no país na década de 1990 voltou com força nos anos 2000 com SUV’s e sedans respeitados e desejados, começa a produzir seu primeiro popular hatch. Aparentemente, pode parecer uma atitude pouco ousada da marca que praticamente iniciou a moda SUV no país, com o Tucson. Porém, na verdade, o que a Hyundai quer é abocanhar uma fatia de mercado disputada com unhas e dentes entre as tradicionais Ford, Volkswagen, Fiat e Chevrolet. Nada mais nada menos, é esse segmento que impulsiona uma montadora ou outra a ser a líder de vendas de carros do país, posto atualmente ocupado pela GM. E é justamente aí, na menina dos olhos das grandes montadoras, que a coreana quer por o dedo com o modelo HB20.
O novo carro vem com proposta de se destacar por um bom acabamento e qualidade de construção, e será produzido na planta da montadora de Piracicaba, interior paulista, e sairá de fábrica apenas com opção de cinco portas de série. Confirmado pela montadora, apenas airbag duplo. A sigla, “HB”, significa Hyundai Brasil.
Dois modelos de motorização estarão disponíveis no compacto, para a versão de entrada é um 1.0 litro de três cilindros, o mesmo motor que roda no Kia Picanto, que possui 12 válvulas e entrega 64 cavalos de potência, relativamente pouco para os aclives que enfrentamos no país. Quem gosta de um carro mais “esperto” vai ter a opção 1.6 16 válvulas, este, herdado do Kia Soul, desenvolve 128 cavalos e deixa o carro mais bravo.
Apesar do mistério que envolve o lançamento do modelo que, dentre outras coisas, não foram reveladas fotos do interior do carro e nem suas dimensões, sabe-se que o design foi desenvolvido para superar as linhas arrojadas do novo Ford Fiesta e, segundo a montadora, o porta-malas do HB 20 é cerca de 10% maior do que o do VW Gol, o que deve ficar em torno dos 300 litros.
O presidente da Hyundai do Brasil, Chang Kyun Han, afirmou que o HB20 utiliza a plataforma do Hyundai i20, que será lançado na Europa. "Porém, consideramos o projeto desse veículo totalmente novo, uma vez que tivemos que realizar diversas modificações para adequá-lo ao gosto do cliente brasileiro, além de ajustá-la às condições de rodagem, muito exigentes por aqui", explicou. Han disse ainda que o HB20 é um projeto voltado exclusivamente para o mercado nacional. "Posteriormente podemos pensar em exportar este modelo para outros países".
O valor do HB20 não foi divulgado pela montadora, mas não será muito diferente de outros hatchs, em todo caso, não deve ficar entre os mais baratos. Segundo Chang, apesar de disputar mercado com VW Gol (que tem valores a partir de R$ 27.790), o HB20 também mira em hatchs Premium, como o Ford New Fiesta (que parte de R$ 44.130). "Acreditamos que o HB20 não será o primeiro carro da maioria de seus consumidores".