Se tivesse que expressar o Etios em apenas uma palavra seria “honesto”. Ganha dos concorrentes em alguns pontos, deixa a desejar em outros, porém, num contexto geral, é bom. O AreaH foi convidado para o test drive realizado pela Toyota para apresentar o novo carro que, entre as atrações do evento, houve visita à fabrica de Sorocaba, interior de São Paulo, onde o modelo é produzido no Brasil. Visita parcial pois só vimos a saída da linha, quando o carro recebe o acabamento, borrachas, “toma um banho” para saberem se está vazando água e passar por um dinamômetro, mas a linha mesmo, onde tudo acontece, não foi aberta à visitação.
Apesar de a Toyota dizer que o Etios foi um modelo pensado para o Brasil, o protótipo foi desenvolvido na Índia, para os países em franca expansão, o que inclui alguns países da América do Sul. Claro que, para entrar no país, toda a suspensão do carro, assim como os redutores de ruídos, tem que passar por uma boa revisão, pois as condições de rodagem das nossas ruas e rodovias são lastimáveis. De acordo com Akio Nishimura, engenheiro chefe da Toyota, este é um modelo desenvolvido para ser o primeiro carro dos jovens: “É um carro confiável, de boa qualidade, acessível e compacto, diferente do que ocorria com nossos outros modelos em linha de produção”.
O Hatchbach dispõe das versões: Etios, carro de entrada, o modelo tem motorização 1.3 litros e vem equipado com airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura das portas a R$ 29.990,00. O Etios X tem em seus equipamentos coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção elétrica, freios ABS com EBD, desembaçador traseiro, filtro anti-polem e ar-condicionado como opcional a R$ 33.490,00 (com ar-condicionado o preço sobe para R$ 36.190,00). Já com o pacote XS, o carro ganha ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, som com AM/FM, CD player e entrada USB, conta-giros, vidros e travas elétricas nas quatro portas e custa R$ 38.790,00. Já o Etios XLS vem com motor 1.5 litros, faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura elétrica do porta-malas, alarme com controle remoto na chave a R$ 42.790,00.
O sedã terá três versões, todas com motor 1.5 litros, sendo: Etios X (R$ 36.190,00 ou R$ 38.890 com ar), Etios XS (R$41.490,00) e Etios XLS (R$ 44.690,00). O acabamento segue o do modelo hatch, porém desde a versão de entrada, o modelo já conta com volante com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta de não afivelamento do cinto de segurança, barras de proteção nas quatro portas e desembaçador de vidro traseiro.
O design do carro pode ser questionado, afinal, gosto não se discute. Foi desenvolvido no conceito “simplicidade arrojada”. A grade dianteira tem um “sorriso”, na traseira a lanterna é grande e tridimensional, o painel é central e bipartido, com instrumentos separados dos acessórios. De qualquer modo, o espaço interno é bom, agrada tanto aos ocupantes dos bancos dianteiros quanto os passageiros que viajam atrás. O espaço para os joelhos é agradável, garantido por um entre-eixos maior do que o dos concorrentes. O teto também é elevado, confortável para os passageiros mais altos.
O Etios de entrada é apenas R$ 2 mil reais mais caro do que o VW Gol, seu principal concorrente, que vem equipado com motor 1.0, enquanto o modelo japonês, desde a versão básica usa um motor 1.3 litros que rende 94 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 90 cv com etanol. Já a versão 1.5 dispõe de 92 cavalos com gasolina e, quando abastecido com álcool, 96 hp. O motor desenvolve bem tanto na estrada quanto em situações urbanas. Rodamos cerca de 100 quilômetros com o modelo hatch 1.3 e o desempenho é bom, o motor é bem silencioso, as vedações acústicas realmente funcionam, o torque na rodovia é bem agradável, mesmo de 5° marcha o carro encara as subidas numa boa e tem boas retomadas. A suspensão é elevada, o que acarreta forte tendência a sentir os ventos laterais, mesmo nas ultrapassagens aos caminhões, o carro sente as correntes de vento. De qualquer modo, o desempenho do carro é surpreendente. Segundo dados da assessoria de imprensa Toyota, o modelo 1.3 tem consumo urbano em torno de 8.5 Km/l no álcool e 12.5 com gasolina e rodoviário na casa dos 9 Km/l com etanol e 13 Km/l com gasolina. O motor 1.5 tem praticamente o mesmo consumo: 8.5 Km/l com álcool e 12.4 Km/l com gasolina na cidade, na rodovia, com etanol faz 8.9 Km/l e 13.4 com gasolina.
O Etios está disponível nas cores: branco, preto, cinza, azul e prata (sedã e hatchback), o hatch ainda tem mais duas opções de cores, verde e vermelho. Porém, não é só com pontos positivos que esse carro chegará às concessionárias. O acabamento não tem o primor que estamos acostumados a ver na linha Toyota. Apesar de levar o nome da montadora, consagrado pelo Corolla, com ótimo acabamento, o Etios é um carro que teve o custo reduzido em muitos fatores, que o recheou de plásticos mal acabados, o que não é comum na linha japonesa. O cofre do motor também leva algumas fitas isolantes em excesso nas fiações cobertas com conduites, muito próximos às áreas quentes do motor. O tampão do porta-malas é de plástico e, o que mais intrigou os jornalistas presentes foi um adesivo na tampa do reservatório de combustível com a frase: “Abasteça o tanque de combustível somente com gasolina pelo menos a cada 10.000 Km”, algo muito pouco habitual em carros de tecnologia flex. Contudo, o desempenho dos motores e o custo do carro o tornam uma opção bastante competitiva para o atual momento de mercado do país.