O novo Fiat Uno Economy foi desenvolvido para ser um carro de bom desempenho com um baixo consumo. Seu motor, desenvolvido a partir do 1.4 Attractive, manteve os 85 cavalos de potência, porém agora, a montadora afirma que seu consumo médio de combustível é de cerca 21,5 quilômetros na estrada e 19,4 em uso urbano com um único litro de gasolina (bem próximo de algumas motocicletas 250cc).
Para tal “façanha”, a central eletrônica do carro, produzida pela Magneti Marelli recebeu uma nova calibração, submetendo as acelerações a outras convergências e, com isso, a economia maior dessa versão. O Uno Economy conta também com sistema “CUT-off”, que corta a injeção de combustível quando o carro está engatado e desacelerado (como acontece em descidas) e volta a injetar instantaneamente quando o motorista pressiona o acelerador. A relação de marchas também foi alterada, para obter uma menor rotação do motor. Tudo para garantir o desempenho e a economia, porém, esse fato também agrega menos ruídos internos no veículo. O novo câmbio agora é o do Uno Sporting, mais curto e eficaz para o desempenho.
A suspensão também foi modificada. Recalibrada, agora o Uno está 10 mm mais baixo, o que melhorou a passagem de ar pelo carro e diminuiu assim o arrasto aerodinâmico e a força que o carro faz para se manter acelerado, ou seja, também agregou à diminuição do consumo de combustível.
A versão Economy, assim como a Attractive acelera de zero a 100 Km/h em 11,1 segundos com gasolina e 10,8 segundos com etanol no tanque, e atinge 172 Km/h de velocidade final (170 com gasolina).
O interior do carro sofreu poucas mudanças. O acabamento (cheio de plásticos) permanece como nas outras versões, porém o painel de instrumentos conta agora com um “econômetro”, que divide espaço com o velocímetro e o conta-giros. O acabamento do painel é o mesmo que já era oferecido na versão Vivace. O valor do carro é competitivo no seu segmento. R$ 28 mil para os modelos de duas portas ou R$ 30 mil para que o Uno venha com quatro portas.