Totalmente desenvolvido aqui, o novo Chevrolet Cobalt será comercializado em mais de 40 países espalhados pela Europa, África, Oriente Médio e América do Sul. Além do Brasil, que é o primeiro país a receber o carro, outras três fábricas também produzirão o modelo. “O Cobalt certamente conquistará os clientes que o utilizarão no dia-a-dia. Ele conta com um novo nível de dirigibilidade, interior diferenciado, sem joelhos pressionando os ocupantes dos bancos dianteiros, sem ombros apertados e sem limitações para as bagagens”, afirma Grace Lieblein, presidente da General Motors do Brasil.
Sedã de três volumes, com largura de 1.735 mm e comprimento de 4.479 mm, o Cobalt tem mais espaçoso no porta-malas da categoria, com 563 litros. O maior entreeixos melhora também as acomodações para os ocupantes. No painel, iluminação em LEDs e instrumentos que misturam mostradores digitais e analógicos, que possibilitam boa visualização das informações.
O modelo rodou 460 mil quilômetros em testes de durabilidade (enfrentando desde neve e gelo a temperaturas escaldantes) e em seu desenvolvimento passou por mais de 3.700 simulações em todas as disciplinas de engenharia. Firme nas curvas, mas confortável na absorção das irregularidades do solo, o Cobalt tem condução suave e agradável com foco no conforto dos ocupantes.
O motor, apoiado em quatro coxins especiais que contribuem para a redução de ruído, é o 1.4 Econo.Flex, que abastecido com etanol, chega aos 102 cv, faz de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e chega aos 170 km/h. Com gasolina, a potência é de 97 cv e ele vai de 0 a 100 em 11,9 segundos e chega também a 170 km/h de velocidade máxima.
Para o mercado brasileiro, o Cobalt chega em três versões, todas equipadas com a mesma motorização. A versão LS sai de fábrica com ar-condicionado e direção hidráulica, rodas de aço aro 15, desembaçador traseiro, chave do tipo canivete com abertura a distância, trava elétrica das portas e porta-malas e banco do motorista com regulagem de altura a R$ 39.980. O LT oferece tudo o que a LS possui e ainda vem com airbag duplo frontal, grade dianteira cromada, volante com regulagem de altura, freios ABS com EBD, vidros elétricos nas portas dianteiras, alarme anti furto e interior em dois tons por R$ 43.780. A LTZ, topo de linha, além dos itens encontrados na LS e LT, traz rodas de liga leve, farol de neblina dianteiro, maçanetas internas e comandos do ar-condicionado cromados, barra cromada na traseira, rádio AM/FM com leitor para CD/MP3, Bluetooth e entrada USB, computador de bordo, espelhos retrovisores com regulagem elétrica e acionamento elétrico para todos os vidros e custa R$ 45.980. O Cobalt tem ainda garantia de três anos sem limite de quilometragem.