Muita gente trata o carro como uma pessoa da família, tamanho o cuidado. A maioria por estética, pela vaidade ou orgulho de ter a máquina na garagem e poder circular com ela pelas ruas. O especialista em cuidados automotivos, sócio proprietário da Km 555 Car Care Systems, Marcus Renato Silva, alerta: “Arrumar é sempre mais caro e pode não resolver. Prevenir pode dar mais trabalho, mas no final das contas, economicamente é melhor, pois você gasta menos e o carro é melhor avaliado na hora da venda”. Victor Silvério Miguel, mecânico preparador de motores para competição, também falou um pouco sobre cuidados que aumentam a vida útil do motor do carro. Anote as dicas!
Lataria
Mantenha o carro protegido da luz do sol e da chuva. Carros que ficam expostos as condições climáticas têm a pintura desgastada mais rapidamente. “O ideal é deixar o carro sempre num lugar fechado. Deixar dormir na rua ou em locais sem cobertura é ruim porque o sol agride as camadas de verniz e da tinta, o que deixa as superfícies esbranquiçadas. E, de noite, o sereno que cai sobre o carro, principalmente nas metrópoles, é ácido, carregado de poluição, que também é nocivo à pintura e, ao amanhecer, os primeiros raios de sol que incidem sobre a lataria, caem justamente sobre os pingos de sereno, que servem como uma lente de aumento que potencializa a ação solar. O resultado são trincas na pintura e o desgaste da cor, ela fica opaca mais cedo e ‘queimada’”, explicou Marcus.
Capas também são nocivas. Segundo o especialista da Km 555, elas agem como uma estufa e pioram ainda mais a condição da lataria. “Capa para ser eficiente deve ser térmica, muitas prometem isso, mas não cumprem. Geralmente, as capas são feitas com lona ou plásticos e não ‘respiram’, o que piora ainda mais a exposição do carro à luz. Ao invés de ter problemas com o teto e capô, o carro todo precisará de reparos de pintura.” Existem ceras (para proteção, que não são abrasivas e não agridem o verniz do carro), que têm capacidade de proteger a pintura nesses casos. O ideal é encerar e fazer a reaplicação periodicamente. Dá para fazer em casa. É mais trabalhoso, mas é a melhor opção.
Cristalização também ajuda, pois é uma cera mais resistente, que usa uma resina sintética, porém não é recomendado fazer a em casa porque é necessário mão de obra especializada e ferramentas próprias.
Cuidados na lavagem
Para lavar por fora, o ideal é usar shampoo automotivo ou um detergente bem suave, sem cheiro, em último caso, sabão de coco. Nunca usar produtos cosméticos. Lavar o carro sempre na sombra, tirar rápido o sabão e secar rápido. Use mangueira com gatilho, elas preservam o ambiente e são mais rápidas para manusear. Utilize sempre panos de algodão e jamais use o mesmo pano que passou nas rodas, na lataria do carro. Caso a flanela caia no chão, troque, pois passar água não tira os detritos dela.
Rangidos e barulhos de painel
Segundo Marcus, rangidos e “grilos” são normais e aparecerem com o passar do tempo, pois a qualidade das ruas e rodovias nacionais é ruim. “Não dá para evitar, mas dá para adiar o problema, andando devagar. É a única maneira de fazer com que os grilos demorem mais para acontecer. Não somente no painel, mas as portas também geram ruídos”, contou o especialista. Para tirar os barulhos é recomendado o uso de feltros e fitas dupla-face. Caso a origem do problema seja o painel, é recomendado desmontá-lo com cuidado, e aplicar a fita, de preferencia aquelas que são emborrachadas e montá-lo novamente. Nunca force o encaixe, tente ir o mais suave possível para não quebrar as partes plásticas. Isso deve amenizar bastante o problema. Carros hatch tendem a produzir mais ruídos na parte traseira, porque o tampo do porta-malas é maior, caso isso aconteça, o ideal é revestir as borrachas e partes de contato com feltro, que também irá acabar com a barulheira indesejada. Esses cuidados também ajudam a diminuir a quantidade de poluição e poeira dentro do carro.
Estofamento
Caso o carro já esteja com infestação de insetos e é necessário desmontar os bancos, retirar o carpete do assoalho e a forração do teto, pulverizar veneno em toda a superfície, inclusive nas frestas onde podem haver colônias escondidas.
Quem tem crianças, que por ventura possam ter deixado cair suco ou outros produtos no estofamento, há produtos específicos para esse tipo de limpeza. Há spray à base de amônia – portanto é necessário aplicá-lo sempre com vidros e portas abertas que impermeabiliza os tecidos e quando cai algum líquido, escorre, deixando bem mais fácil de limpar depois. Ambas as técnicas podem ser feitas em casa, por qualquer leigo.
Couro
Bancos em couro também exigem cuidados especiais. Passar apenas um pano molhado agride o tratamento que o couro recebe antes de revestir os bancos dos carros e, sem os devidos cuidados, em cerca de três anos pode trincar e começar a rasgar. Use um produto para limpar e outro para deixar o couro umectado, um condicionador próprio para o couro. Esses produtos são achados também em supermercados ou em lojas de sapatos. Couro claro exige mais manutenção.
Cheiro
O cheiro do carro é sempre característico. Carro de fumante, geralmente tem um cheiro bem forte de cigarro. Existem produtos que camuflam o odor, vendidos em mercados e lojas automotivas. Mas há um “truque” simples para cortar o cheiro do interior do carro, que Marcus revelou: “Uma maçã cortada ao meio. Deixe a metade da maçã debaixo do banco que ela irá absorver o cheiro ruim do carro aos poucos. Deixa-a até ela ficar bem murcha. Caso tenha comprado o carro de quem é fumante, o cheiro não irá voltar. Caso seja um fumante, troque a maçã periodicamente”.
Motor
Debaixo do capô vai guardado um dos itens mais importante e que, quando mal cuidado, traz a maior parte dos gastos ao proprietário, o motor. Victor Silvério Miguel, mecânico e preparador de carros para competições, deu dicas importantes para prolongar a vida útil do carro, “Motor frio deve ser mantido em regime de rotações baixas, pois a lubrificação ainda não está na temperatura ideal para lubrificar corretamente todas as partes dentro da câmara de combustão”. Não é correto também exagerar nas acelerações mesmo com o motor quente. Acelerar o carro parado gera superaquecimento. Os carros com injeção eletrônica cortam a rotação do motor depois de certas rotações, quando o veículo é muito acelerado. Carros sem injeção eletrônica podem entortar as válvulas, quebrar as bielas e até o bloco do motor.
Faça manutenção preventiva. “O ideal é trocar a correia dentada, o óleo do motor e câmbio, filtros de combustível, ar e óleo. O óleo, aliás, deve sempre estar no máximo na vareta que indica seu nível. Nunca abaixo, nem acima. Jamais misture óleo sintético com mineral, pois isso acarreta em borras e má lubrificação”, alerta Victor, que ainda contou que “lavar o motor não prejudica. Isso é uma lenda. Sujeira provoca o desgaste prematuro das mangueiras e pode ir parar dentro da câmara de combustão.
Com isso, com certeza seu carro estará sempre em dia, limpo, bonito e terá a melhor valorização na hora da venda.