Juntos para sempre Casal mais duradouro do mundo revela os segredos da longevidade no casamento e contam como é viver ao lado de alguém por 87 anos gplus
   

Juntos para sempre

Casal mais duradouro do mundo revela os segredos da longevidade no casamento e contam como é viver ao lado de alguém por 87 anos

Confira Também

Aos apaixonados não faltam promessas de amor eterno, mesmo que, no fundo, muitos deles saibam que o fim geralmente chega cedo demais para se prever. No entanto, contrariando estatísticas, um casal indiano está prestes a entrar para a história representando o casamento mais longo já registrado.

Karam e Katari Chand, ambos centenários, tiveram ao todo oito filhos e 28 netos durante uma união que dura há exatos 87 anos. Não é à toa que o matrimônio foi indicado para o Guinness Book. Então surge a questão: será que só amor é suficiente para passar a vida inteira grudado como chiclete? Segundo o par, o segredo da longevidade no relacionamento é mesmo tirar a bunda do lugar e cuidar um do outro de todas as maneiras possíveis: “Gosto de contar piadas para fazê-la sorrir. Ser engraçado é a minha forma de ser romântico”, confessa Karam, de 107 anos.
 
O casal, que veio de Punjab, na Índia, e hoje vive no Reino Unido, garante que pequenas ações bastam para manter a relação próspera.“Quando eu era nova, costumava preparar boas refeições para ele todas as noites. Como somos vegetarianos, sempre cuidei para que Karam comesse vegetais e pratos saudáveis”, salienta Katari, hoje com 100 anos.

Karam, que joga caça-palavras todos os dias para manter sua mente ativa, acredita que passar tanto tempo juntos acabou ajudando a manter o casamento. “Não tivemos qualquer tipo de separação em 50 anos. Vamos a todos os lugares juntos”, conta ele. 

Nos dias de hoje, muitos romances modernos não conseguem resistir ao tempo, porém a longevidade e a experiência fizeram de Karam um verdadeiro “perito” na hora de dar conselhos sobre relacionamento. 

“No passado as pessoas ouviam mais umas às outras. Agora não acho que elas aproveitam o tempo para escutar o parceiro pra valer. Todo mundo parece ocupado demais com o trabalho, TV e outras coisas que as cercam. Os relacionamentos dependem de compreensão mútua, portanto meu conselho para homens e mulheres é: ouçam mais seus parceiros, demonstrem interesse no que estão falando e os ajude a superar qualquer problema ou preocupação que estejam passando”, conclui o centenário.

No Brasil também temos um casal representante do amor duradouro, Dona Otacília e Seu José Francisco, casados há 83 anos, dois se conheceram e casaram em Poços de Trincheiras, no interior de Alagoas, em 1929. Os dois são os protagonistas da campanha “O Restaurador”, recém-lançada por Nebacetin®. 

O filme que endossa a história de vida deles contém os melhores momentos do projeto de restauração das fotos do casal como forma de homenagem às lembranças, registros e histórias que eles têm para contar. As imagens que resgatam as memórias familiares servem de exemplo para o público geral que quiser participar da campanha com a oportunidade de restaurar, gratuitamente, fotos antigas e danificadas, um elemento importante da história das famílias. 

Para entender como funciona e participar desse projeto bacana que pode servir até como presente de Natal para alguém importante da sua família, acesse www.orestauradornebacetin.com.br. Conheça a história de Dona Otacília e Seu José no vídeo abaixo:





NEBACETIN® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Nebacetin®sulfato de neomicina, bacitracina zíncica. Indicações: tratamento e prevenção de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias após ferimentos, cortes (inclusive de cirurgias) e queimaduras pequenas. Registro MS – 1.0639.0252. Novembro/2012.