Fim de papo Vergonha ou estratégia? Estudo norte-americano revela que as mulheres falam menos quando cercadas por um número maior de homens gplus
   

Fim de papo

Vergonha ou estratégia? Estudo norte-americano revela que as mulheres falam menos quando cercadas por um número maior de homens

Confira Também

Tem certeza de que conhece sua mulher? Provavelmente é porque ainda não a flagrou tagarelando entre amigas. 

Sim, elas falam muito mais que nós, homens. Mas será que os principais tópicos das conversas que rolam no banheiro feminino algum dia irão alcançar os ouvidos masculinos?

Pesquisadores das Universidades de Princeton e Brigham Young descobriram que elas são menos propensas a falar quando há mais homens do que mulheres por perto. O estudo revelou que, em situações como essa, elas conversam até 75% menos do que nós. Segundo os responsáveis pela pesquisa, isso acontece frequentemente em grupos colaborativos que trabalham juntos num projeto que depende da decisão da maioria.

No entanto, esta diferença gritante desapareceu quando os grupos tiveram que tomar decisões com base em votação unânime. O experimento provou que, embora mais quietas, elas se destacam ao abordar pessoas com o objetivo de construir um consenso. 

Parte do problema com estas descobertas é que, como ainda são minoria em algumas áreas (como nos governos), as mulheres acabam exercendo uma influência limitada sobre um grupo -- portanto sentem que são menos ouvidas.


Por outro lado, os pesquisadores não acreditam que as mulheres possam simplesmente superar essa limitação e aprendendo a falar mais. De acordo com eles, a convivência formal é que precisa ser reavaliada; assim elas teriam possibilidades reais de garantir sua voz na sociedade. 

E a mulherada do seu trabalho, participa tanto quanto os homens? Então espere só até as habilidades que elas usam nas DRs aparecerem nas reuniões...