Quem malha sabe que não pode iniciar um treino de barriga vazia, mas poucos sabem quais são os alimentos recomendados e quais os proibidos. Alimentar-se corretamente antes do treino tem como objetivo prevenir a hipoglicemia e manter o corpo hidratado, além de fornecer energia para o trabalho muscular.
Segundo Leonardo Franco, personal trainer da Reebook Club, em São Paulo, as refeições antes dos exercícios devem ser uma extensão do programa de treinamento. “É importante lembrar que para se alcançar um objetivo deve-se aliar o treino a uma dieta adequada. As pessoas têm de rever sua alimentação e estilo de vida e pensar em um contexto geral e diário, e não focar apenas nos alimentos pré-treino. Mas mesmo assim, conseguimos dar dicas que podem ajudar”, esclarece Franco.
- Se alimente de 3 em 3 horas.
- Coma algo sólido em torno de 60 a 90 minutos antes do treino.
- Comece o treino hidratado. Cerca de duas horas antes, tome de 300 a 600 ml de água.
- Alimentos ricos em amido são os mais indicados, como massas, tubérculos, arroz, bolos e biscoitos.
- Dê preferência a alimentos leves e que contenham carboidratos de baixo índice glicêmico (que liberam glicose aos poucos na corrente sanguínea), como algumas frutas, iogurtes diets, produtos integrais e barras de cereais.
Evite:
- Refeições pesadas ou que contenham muito açúcar (doces, balas, refrigerantes, mel).
- Alimentos com alto índice glicêmico (que liberam glicose muito rapidamente na corrente sanguínea), como sorvete com leite, trigo e batata.
- Ovos e embutidos.
- Comidas e bebidas novas, afinal você nunca sabe como seu organismo irá reagir.
“É importante que essas refeições tenham pouca proteína e gordura, e mais carboidrato, que demora menos para ser absorvido e assim, se tornam o combustível ideal para o trabalho muscular”, destaca Franco.
Mesmo depois de tantas dicas, não sabe por onde começar? Conversamos com a nutricionista do Hospital São Paulo, Camila Torreglosa, que preparou combinações pra você se inspirar:
- Vitamina com leite desnatado+ 1 fruta e aveia em flocos
- Iogurte de frutas light com cereal sem açúcar + 1 fruta
- Frutas secas com queijo branco + 1 copo de água de coco
- Batata doce com peito de frango + suco natural
- Pão com geleia diet e queijo branco + água de coco + 1 fruta
- Macarrão com molho de tomate e carne moída + suco de frutas
“Se tiver oportunidade procure uma profissional. Ela irá te avaliar e indicar uma dieta personalizada de acordo com sua rotina e tipo físico”, destaca Torreglosa.
Dá tempo pra ficar (mais) sarado de uma forma saudável para o momento que você precisar tirar a camisa quando estiver a sós com aquela parceira.