O verão, a estação mais esperada do ano para muitos, finalmente está chegando e com ela, preocupações com o corpo e a boa forma. Manter o corpo sarado para desfilar nas praias brasileiras é objetivo de mulheres e homens que começam a correr atrás do prejuízo. Porém, será que o preparo está sendo feito da maneira adequada? É possível compensar meses de estrago em apenas 30 dias? A fim de alertar e orientar os famosos atletas de fim de semana, batemos um papo com especialistas na área da medicina esportiva.
Já é tradição, segunda-feira é dia de alguém chegar mancando no escritório e reclamando por ter exagerado em uma partida de futebol ou ter tido a brilhante ideia de encarar uma corridinha pelo parque. Aparentemente inocente, a prática de esporte sem orientação ou acompanhamento de um profissional, pode causar sérios problemas.
Especialista em medicina esportiva e fisiologia do exercício, o médico Benjamin Apter alerta para os perigos da atividade esportiva sem acompanhamento. "A prática de esportes sem orientação pode trazer sérias consequências, como uma lesão muscular complexa, ou um comprometimento particular ortopédico. Os problemas cardíacos também não estão descartados."
Projeto verão
Por si só, esta já é uma estação diferente das outras. O verão causa uma corrida desenfreada às academias de homens e mulheres que querem ficar com tudo em cima e se livrar das gordurinhas adquiridas no inverno. Os especialistas garantem, não é saudável compensar todos os excessos do ano em poucos meses, o ideal é manter uma alimentação balanceada ao longo do semestre para curtir o sol e gozar das férias sem problemas.
"Como médico eu aconselho, não tenha pressa. Para obter resultados satisfatórios e preservar a saúde, é fundamental seguir um programa lento e gradual", comenta o Dr. Benjamin.
Em mundo onde um belo corpo e a saúde não caminham juntos na maioria das vezes, o bombardeio de imagens ou símbolos sexuais causa um efeito significativo nas chamadas pessoas normais. Para quem busca um corpo perfeito, parecido com os das atrizes de Hollywood ou das chamadas mulheres fruta, o médico do esporte Benjamin Apter dá um conselho.
"Pode ser que você não tenha o corpo que deseja neste verão, porém muito em breve você terá, é bom ir com calma. Antes de tudo, é necessária uma avaliação clínica e um programa de exercício físico. Por ser um processo contínuo, a perda significativa de peso (grande objetivo da maioria) pode não ser sentida logo de cara, o que pode ser positivo, já que com rapidez, o emagrecimento gera estrias e flacidez."
Benjamin Apter ainda fala sobre quem não pratica nenhum tipo de esporte. "Para quem leva uma vida sedentária, as coisas são ainda mais difíceis, já que na tentativa de intensificar o treinamento, o risco de lesão aumenta," justifica.
Além de acompanhamento médico, outra saída é contratar um personal trainer para traçar um cronograma de exercícios adequado e de acordo com o tipo físico de cada pessoa.
"O personal trainer é uma opção para as pessoas, pois nada mais é que um treinamento personalizado. Assim como um médico, ele faz um trabalho longo, não adianta contratá-lo com a ânsia de conseguir resultados expressivos em um mês, por exemplo. Uma das vantagens deste profissional é que ele oferece uma boa estrutura ao atleta," salienta Benjamin Apter.
Cigarro X Esporte
Que o cigarro faz mal à saúde, todos sabem, porém o fumante que pratica algum tipo de esporte pode sentir ainda mais os malefícios do tabagismo.
"No caso do fumante, tudo depende do tempo que ele fuma. No início, a pessoa não sente muito, porém, depois de um tempo o indivíduo começa a sentir os efeitos do cigarro, cansaço, tontura, taquicardia, falta de ar e desconforto, são alguns deles," garante o Dr. Benjamin.
O médico deixa claro que para obter sucesso e colher os benefícios da atividade esportiva é preciso abandonar o cigarro. "A prática esportiva deve ser feita com regularidade, de três a cinco vezes por semana. Justamente por isso, é preciso diminuir a quantidade de cigarros, já que ele começa a prejudicar a atividade. É preciso optar entre o cigarro e o esporte e fatalmente uma hora isso vai acontecer," enfatiza o Dr. Benjamin Apter.
Para fechar, o presidente da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte) Dr. Jomar Souza dá dicas para encaixar o esporte de maneira saudável nos hábitos diários. "Fazer uma avaliação médica especializada, um acompanhamento nutricional e ter um bom profissional de educação física para as orientações sobre a execução dos exercícios físicos," é sua indicação.