Uma das dúvidas de quem esta entrando agora na Trilogia Star Wars, ou quem esta querendo rever a Saga, é a ordem correta para ver os filmes. Sabe-se que George Lucas, cineasta e idealizador dos filmes, lançou o que seriam os episódios IV – Uma Nova Esperança (1977), V – O Império Contra Ataca (1980) e VI – O Retorno de Jedi (1983) antes do “início de tudo”.
VEJA MAIS:
- Star Wars Land abrirá na Disney em 2019
- 10 destinos turísticos que todo fã de 'Star Wars' precisa visitar
- 10 destinos turísticos que todo fã de 'Star Wars' precisa visitar
Pouco tempo após a estreia do primeiro filme, a história virou um fenômeno mundial – e, consequentemente, deu origem a vários outros filmes. Com o passar dos anos, a franquia retornava às grandes telas: no período de 1999 a 2005 com os episódios I, II e III, e a partir de 2015 com os episódios VII, VIII e o filme Rogue One.
Com tantos filmes sendo lançados fora de uma sequência normal, é natural que as pessoas fiquem confusas na hora de assistir. Pensando nisso, criamos uma lista com as ordens mais comuns para se assistir a essa saga incrível. Confira:
#1 – ORDEM DE PRODUÇÃO
IV, V, VI, I, II, III, VII, Rogue One
Na ordem de produção seguimos a história de Star Wars baseado na sequência de lançamento dos filmes, começando pelo Episódio IV e terminando com Rogue One. Assistir aos filmes nesta ordem possibilita a evolução dos efeitos visuais empregados, mesmo que George Lucas tenha reeditado e remasterizado várias vezes a trilogia original.
#2 – ORDEM CRONOLÓGICA
I, II, III, Rogue One, IV, V, VI, VII
Esta ordem é ainda mais lógica, mas não quer dizer que é a certa. Seguindo a história de acordo com a progressão natural do tempo é possível observar todo o desenvolvimento de Anakin ao temível Darth Vader, passando o protagonismo para Luke e depois, consequentemente, para Rey.
No entanto, o maior problema em ver os filmes nesta ordem é por causa do Episódio V: O Império Contra-ataca. Nesse filme está presente um dos maiores pontos de virada da história de Star Wars, que é quando Luke descobre que Darth Vader é o seu pai. Essa revelação perde totalmente seu peso quando vemos o nascimento de Luke no Episódio III.
#3 – FAMOSA ORDEM DE ERNST RISTER
IV, V, I, II, III, VI, VII, Rogue One
Rister é um grande fã da série de filmes e foi o responsável por desenvolver uma boa sequência de ver os filmes. Na ordem de Ernst Rister, a cena da grande revelação de Darth Vader para Luke não é perdida ou tem sua intensidade diminuída. Vemos os episódios IV e V primeiro para então começarmos a ver os episódios I, II e III, como se fosse um grande flashback. O filme Rogue One é visto depois do VII, pois não se trata de um dos episódios da saga, mas sim uma história que se passa no mesmo universo.
#4 – NOVA ORDEM
Rogue One, IV, V, I*, II, III, VI, VII
Alguns fãs não aprovarão uma ordem que não comece com o primeiro filme Star Wars feito, mas Rogue One merece essa posição – de acordo com alguns. O final desse filme se encaixa no exato início do episódio IV – Uma Nova Esperança, o que facilita ver os dois filmes de uma única só vez. Além disso, é uma ótima introdução para o quinto episódio da saga.
Esta ordem tenta pegar o melhor de todas as apresentadas anteriormente, sendo um pouco cronológica e um pouco Ernst Rister. Quanto a assistir ou não ao Episódio I, fica por conta do espectador.
Sobre Nathalia Marques
Curiosa e heavy user de internet, sempre amou tudo que envolve o universo do jornalismo. Nas horas vagas é fotógrafa, mãe de cachorro e leitora compulsiva.
[+] Artigos de Nathalia Marques
Curiosa e heavy user de internet, sempre amou tudo que envolve o universo do jornalismo. Nas horas vagas é fotógrafa, mãe de cachorro e leitora compulsiva.
[+] Artigos de Nathalia Marques