No UFC 193, disputado no dia 14 de novembro, em Melbourne, na Austrália, a americana Holly Holm chocou muita gente ao derrotar a invicta, favorita e megacampeã Ronda Rousey com certa facilidade e um nocaute de deixar todos os amantes do MMA de boca aberta.
Mas afinal, quem é a atleta que acabou com o reinado de Rowdy no UFC? Ela é ex-boxeadora, tem 34 anos e também atende por um codinome no mundo do MMA: "The Preacher's Daughter". Seu apelido não tem ligação alguma com o universo das lutas – “a filha do pastor” é chamada assim porque sue pai é o líder religioso na Edgewood Church of Christ, em Albuquerque, cidade onde nasceu a lutadora.
Curiosidades sobre a sua origem à parte, confira alguns fatos sobre Holly Holm e saiba por que sua expressiva vitória não foi por acaso:
1 - Cartel no MMA impressionante
Apesar de essa ter sido apenas o terceiro combate de Holly no UFC (a estreia foi em fevereiro contra Raquel Pennington), o cartel da lutadora no MMA é impecável, já que ela contabiliza 10 vitórias e nenhuma derrota.
2 - Megacampeã de boxe
Apesar do impressionante retrospecto nas Artes Marciais Mistas, com certeza, o que a chancelou como uma desafiante de respeito para Ronda foi o seu retrospecto fora dos octógonos. Holly Holm é uma megacampeã de boxe, ficou invicta de 2004 a 2011 com 16 defesas de títulos em três diferentes categorias. Seu cartel no esporte é de 33 vitórias, 2 derrotas e 3 empates. É considerada por especialistas uma das melhores meio-médios de todos os tempos no boxe.
3 - Formação em Kickboxing
Com todo esse retrospecto, é de se esperar que a lutadora utilize basicamente socos e esquivas no MMA, correto? Não, apesar de toda a qualidade no boxe, Holm iniciou sua carreira desde cedo no Kickboxing, o que explica o certeiro chute que fez Ronda beijar a lona.
Para se ter uma ideia de suas 10 vitórias no MMA, seis foram por nocautes em decorrência de chutes e apenas um exclusivamente por socos.
4 - Equipe de treinos estrelada
Holly conseguiu neutralizar a principal arma de Ronda Rousey: as quedas em que ela tenta colocar a sua famosa chave de braço. Um dos segredos de Holly está em seu treinamento para o combate na academia Jackson's MMA, que contou com a ajuda de nada mais, nada menos do que feras como Jon Jones, Carlos Condit e Andrei Arlovski, todos ex-campeões do UFC, além de Donald Cerrone, próximo desafiante ao cinturão do peso-leve.
5 - Ronda sabia do que Holm seria capaz
Apesar de ser a grande zebra do duelo, Ronda Rousey sabia do que a sua adversária seria capaz, tanto que previu qual seria a estratégia de Holm durante uma entrevista dada ao apresentador americano Jimmy Fallon, no dia 8 de outubro. Palavras da hoje ex-campeã: “Essa luta vai ser muito mais longa do que as anteriores porque Holm é 19 vezes campeã de boxe, com 100% de defesa de quedas e nocautes com chutes na cabeça. Ela está invicta e é uma atleta maravilhosa, definitivamente o maior perigo que já enfrentei.(...) Acho que ela vai tentar manter a distância para me deixar tão frustrada a ponto de eu cometer um erro e aí ela vai tentar chutar a minha cabeça, mas isso não vai acontecer. É apenas o que ela quer - disse Ronda, na época da entrevista.
O grande fato é que ninguém comemorou tanto a vitória de Holly Holm, como o próprio UFC. Dana White agora tem uma grande carta na manga para realizar a revanche que todos querem assistir e que provavelmente deve ocorrer na histórica edição 200, marcada para o dia 9 de julho de 2016 na inauguração de uma nova arena esportiva de Las Vegas. É esperar para ver!
Sobre Juliano Buzato
Um devoto da santíssima trindade: "cerveja, futebol e rock'n'roll". Ama viajar e colecionar camisas de times. Fala sobre elas no www.mantosdofutebol.com.br
[+] Artigos de Juliano Buzato
Um devoto da santíssima trindade: "cerveja, futebol e rock'n'roll". Ama viajar e colecionar camisas de times. Fala sobre elas no www.mantosdofutebol.com.br
[+] Artigos de Juliano Buzato