Aquele papo de que futebol não é coisa de mulher é coisa do passado. Não é de hoje que a mulherada tem tomado conta do esporte - inclusive dentro das quatro linhas -, e embora os estádios possuam em sua maioria um público cueca, cada vez mais elas se fazem presentes e dão um brilho especial às arquibancadas.
Em maio deste ano, 12 dos maiores clubes brasileiros contabilizavam algo em torno de 788.099 sócios-torcedores, e deste montante por volta de 17% eram mulheres. Entre os campeões de beldades entre os seus associados, os rivais gaúchos dividem a liderança pois ¼ dos seus associados são mulheres. Com isso, podemos concluir que as gaúchas estão na vanguarda da popularização do futebol entre as mulheres.
De algumas décadas atrás pra cá a identificação da mulher com o futebol tem se tornado cada vez maior, elas vão cada vez mais ao estádio, acompanham cada vez mais os jogos, são cada vez mais participativas. É claro que tal fenômeno merece atenção especial não só dos clubes, mas das empresas especializadas em futebol também. Não à toa gigantes como Adidas e Nike tem traçado estratégias que definem o foco na mulher, e estas ações não se resumem somente ao mercado brasileiro, mas ao mercado global.
Logicamente as empresas e os clubes do mundo todo já entendem que as mulheres são um mercado novo, inexplorado e que ótimas ações direcionadas a elas podem multiplicar suas receitas, e mais que isso no caso das mulheres associadas a clubes, elas vem provando que são mais fiéis as cores da camisa do que os homens, já que a taxa de desistência das associadas e menor do que a dos associados. Confira o ranking de torcedoras associadas ao seu clube do coração (junho/2015):
1º Lugar: Internacional e Grêmio com 25%
2º Lugar: Corinthians com 20%
3º Lugar: Santos com 17,5%
4º Lugar: Cruzeiro com 15%
5º Lugar: Fluminense com 15%
6º Lugar: Palmeiras com 12%
7º Lugar: Botafogo com 10%
8º Lugar: São Paulo com 10%
9º Lugar: Atlético-MG com 9%
10º Lugar: Flamengo com 8%
11º Lugar: Vasco com 7%
Fonte departamento de marketing dos clubes
Fonte departamento de marketing dos clubes
Sobre Marcel Costa
Amante do bar, da música e da literatura. Mais retardado que fantástico.
Toca tão mal quanto escreve. Acredita que no final do dia é tudo por ela.
[+] Artigos de Marcel Costa
Amante do bar, da música e da literatura. Mais retardado que fantástico.
Toca tão mal quanto escreve. Acredita que no final do dia é tudo por ela.
[+] Artigos de Marcel Costa