Os clubes com mais mulheres entre os sócios Descubra quais são os times de futebol que possuem mais mulheres entre seus associados gplus
   

Os clubes com mais mulheres entre os sócios

Descubra quais são os times de futebol que possuem mais mulheres entre seus associados

Confira Também

Aquele papo de que futebol não é coisa de mulher é coisa do passado. Não é de hoje que a mulherada tem tomado conta do esporte - inclusive dentro das quatro linhas -, e embora os estádios possuam em sua maioria um público cueca, cada vez mais elas se fazem presentes e dão um brilho especial às arquibancadas.

Em maio deste ano, 12 dos maiores clubes brasileiros contabilizavam algo em torno de 788.099 sócios-torcedores, e deste montante por volta de 17% eram mulheres. Entre os campeões de beldades entre os seus associados, os rivais gaúchos dividem a liderança pois ¼ dos seus associados são mulheres. Com isso, podemos concluir que as gaúchas estão na vanguarda da popularização do futebol entre as mulheres. 

De algumas décadas atrás pra cá a identificação da mulher com o futebol tem se tornado cada vez maior, elas vão cada vez mais ao estádio, acompanham cada vez mais os jogos, são cada vez mais participativas.  É claro que tal fenômeno merece atenção especial não só dos clubes, mas das empresas especializadas em futebol também. Não à toa gigantes como Adidas e Nike tem traçado estratégias que definem o foco na mulher, e estas ações não se resumem somente ao mercado brasileiro, mas ao mercado global.

Logicamente as empresas e os clubes do mundo todo já entendem que as mulheres são um mercado novo, inexplorado e que ótimas ações direcionadas a elas podem multiplicar suas receitas, e mais que isso no caso das mulheres associadas a clubes, elas vem provando que são mais fiéis as cores da camisa do que os homens, já que a taxa de desistência das associadas e menor do que a dos associados. Confira o ranking de torcedoras associadas ao seu clube do coração (junho/2015):

1º Lugar: Internacional e Grêmio com 25%

2º Lugar: Corinthians com 20%

3º Lugar: Santos com 17,5%

4º Lugar: Cruzeiro com 15%

5º Lugar: Fluminense com 15%

6º Lugar: Palmeiras com 12%

7º Lugar: Botafogo com 10%

8º Lugar: São Paulo com 10%

9º Lugar: Atlético-MG com 9%

10º Lugar: Flamengo com 8%

11º Lugar: Vasco com 7%

Fonte departamento de marketing dos clubes


Marcel Costa