Uma fonte de chachá, a vodka georgiana elaborada a partir da uva, se transformou em um dos maiores atrativos da cidade de Batumi, situada no litoral do Mar Negro. Durante a temporada turística e em feriados, uma fonte construída há quatro anos perto do porto da cidade jorra durante dez minutos por dia a famosa bebida.
Às 19h, a chachá substitui a água na fonte e atrai centenas de turistas que podem provar de graça a excelente vodka georgiana. "A chachá é o melhor de todos os tipos de vodka", dizia o ditador soviético Josef Stalin, oriundo da cidade georgiana de Gori.
Chacha é um licor tradicional transparente e forte, por vezes referido como "vodka georgiana". Pode ser produzida também a partir de uva não sortida ou outros frutas, como tangerina ou laranja.
Chacha é possivelmente é uma das bebidas destiladas mais antigas do mundo. Antes era feita apenas artesanalmente, hoje é produzida pelos destiladores profissionais, condecorados internacionalmente pela qualidade de seu produto.
Uma das chachas mais famosas é Binekhi Estragon, que recebeu a medalha de prata em uma das maiores competições mundiais de bebibas, a Mundus Vini.
O termo "chacha" é usado na Geórgia para se referir a qualquer tipo de aguardente feita de fruta, embora a matéria prima mais usual seja a uva. Muitos georgianos acreditam que a bebida tenha propriedades medicinais e a prescrevem como o tratamento tradicional contra os problemas ligados à indigestão.
A fonte é apenas um dos diversos atrativos do país. Talvez, por este motivo mais de 2,1 milhões de turistas visitaram o país entre janeiro e maio. Confira o vídeo da famosa Chachá:
Sobre Ed Leandro
Leitor de bula de remédio a adesivo de orelhão, é um verdadeiro apaixonado pelo jornalismo. Louco por séries, filmes e livros, quer sempre fugir da rotina.
[+] Artigos de Ed Leandro
Leitor de bula de remédio a adesivo de orelhão, é um verdadeiro apaixonado pelo jornalismo. Louco por séries, filmes e livros, quer sempre fugir da rotina.
[+] Artigos de Ed Leandro