O prefeito de Amsterdã Eberhard van der Laan conseguiu reverter a lei que proibia a venda de maconha nos coffee shops da capital holandesa, aprovada há dois anos.
De acordo com ele, a proibição pode levar a cidade a problemas como roubos e falsas drogas porque os turistas vão querer consumir da mesma forma e acabarão procurando o psicotrópico da mesma forma em fontes sem qualidade.
A partir de 2013, as 220 lojas da cidade passam a comercializar a droga novamente. Como consequências da proibição, o que mais preocupa as autoridades locais é o ressurgimento do tráfico de drogas nas ruas, ter o controle sobre a quantia e a qualidade da erva vendida é melhor.
De acordo com a lei holandesa, somente moradores residentes no país e registrados poderiam comprar uma cota de maconha legalmente nos coffee shops. O motivo da lei foi o crescente aumento de turistas de países vizinhos que atravessavam a fronteira apenas para comprar a droga.
Com o receio do crescimento no mercado negro, o governo autorizou que cada cidade adaptasse a legislação e os turistas poderão voltar a comprar.