Quantas vezes por dia você olha sua mensagens ou atualiza as redes sociais? Já se pegou jogando videogame ou assistindo séries durante horas e não viu o tempo passar? O fato é que há uma década quase ninguém tinha um smartphone. Hoje, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) anuncia que o número de celulares em uso no mundo passou o número de habitantes, já são mais de 7 bilhões aparelhos. Mas quando esse vício digital começa a atrapalhar a vida real, é preciso acender o sinal de alerta.
O Relatório “Uso do Smartphone 2015”, do Instituto americano Pew Research Center divulgou que 46% dos usuários de celular dizem que o aparelho é algo que “não poderiam viver sem”. Outros 93%, entre 18 e 29 anos, admitem usar o celular para evitar o tédio, e 47% afirmam que utilizam seus aparelhos para evitar que outras pessoas se aproximem.
“A maioria dos proprietários de smartphones usam seus telefones para acompanhar notícias, e para compartilhar e se informar sobre acontecimentos em sua comunidade local; Ou simplesmente para navegar pelo mundo em torno deles, mas o impacto de estarmos viciados em nossos telefones e no mundo dentro deles é real: o excesso de tempo gasto em redes social é associado com qualidade de sono ruim, ansiedade e depressão.”, revela o relatório.
Apesar da sensação boa causada pelas notificações de novas mensagens, algumas pessoas descreveram a dependência como algo pior do que o desejo de fumar um cigarro que interfere no sono e na vida social.
Abaixo está 21 relatos de pessoas que enfrentaram problemas com o uso exagerado da internet, e que foram publicados pelo Whisper, um aplicativo que permite aos usuários fazer “confissões” de forma anônima.
"Sou viciado em todo tipo de mídia social...”
1° “Meu celular apagou ontem, e foi pior do que o desejo de fumar um cigarro"
2° "É um saco quando seu telefone domina totalmente sua vida, preciso parar com esse vício”
3° "Checo toda hora meu telefone para ver se tem notificações. É como um vício."
4° "Sou viciado em comentários raivosos e debates maldosos. Os comentários me fazem chorar. Acho que os utilizo como uma desculpa quando me sinto triste sem motivo. Graças a eles tenho um motivo para me sentir mal."
5° "Odeio o fato de ser viciado, chegou ao ponto de estar afetando minha vida pessoal."
6° "Sou tão viciada que não durmo mais."
7° "Sei por que aplicativos são tão viciantes: posso fazer qualquer coisa no anonimato e dizer o que quiser sem sofrer nenhuma consequência."
8° "Sou viciada no meu celular e em mídia social. Sinceramente, acho que é um problema de verdade para o qual preciso de ajuda, porque atualizo meu Instagram a cada 20 segundos."
9° "Vivo uma grande ironia. Quanto mais mergulho nas redes sociais, mais me sinto sozinho. É um sério vício que precisa ser eliminado."
10° "Sou muito ligada e viciada, e isso não é nada saudável, realmente preciso esconder meu celular em algum lugar ou vou enlouquecer muito em breve."
11° "Gostaria de nunca ter entrado nas redes, me ferrou e me deixou viciada."
12° "Tenho um problema sério de ser viciada no telefone e não posso fazer nada a respeito, porque minha vida depende das redes sociais... Estou tão ferrada... Algum conselho que não seja jogá-lo pela janela?”
13° "Você recebe uma injeção de dopamina quando interage na internet . Maldito vício, maldito vício!"
14° "Sou viciada em mídias sociais. Sinto que começo a basear minha vida no Facebook, o que não é normal. Está mexendo com minha cabeça"
15° "Quando não sei o que fazer com minhas emoções, me desconecto de todas as redes sociais e faço uma pausa para entender meus sentimentos; sou tão viciada que parece que estou num centro de reabilitação e dói por alguns dias"
16 "Sou viciado porque quero que as pessoas se interessem por mim. Porque nem mesmo eu tenho interesse em mim mesmo"
17° "Sou viciada em mídia social. Sei como é tóxica, mas não consigo parar de acessar. Sinto-me mal se perco uma atualização de um amigo. Não quero ser assim"
18° "Deletei meu Facebook e Twitter hoje porque senti que estava muito viciada. Reprovei em dois testes. Prometi não reativar minhas contas até o fim do semestre para ficar focada"
19° "Odeio ser tão viciada... Às vezes ignoro minha mãe por causa disso. Ela sempre parece muito triste quando tenta falar comigo"
20° "Meu vício está me impedindo de ir para a rua, de sair do meu quarto."
21° "Sou tão viciada que não consigo largar o celular nem durante o banho."
Então, se você diz alguma dessa frase e se considera um viciado temos algumas dicas pra você. Não é preciso fazer uma interrupção brusca do uso, especialistas aconselham agendar uma hora para usar as redes sociais, da mesma forma que escolhemos uma hora para fazer exercícios, dormir e trabalhar. É apenas uma forma de encontrar equilíbrio em um mundo com excessos de estímulo.
Sobre Ed Leandro
Leitor de bula de remédio a adesivo de orelhão, é um verdadeiro apaixonado pelo jornalismo. Louco por séries, filmes e livros, quer sempre fugir da rotina.
[+] Artigos de Ed Leandro
Leitor de bula de remédio a adesivo de orelhão, é um verdadeiro apaixonado pelo jornalismo. Louco por séries, filmes e livros, quer sempre fugir da rotina.
[+] Artigos de Ed Leandro