Cidade do México em 48 horas Muito mais que sombreros e tequila. A capital mexicana une a modernidade das metrópoles ao passado colonial e pré-colombiano gplus
   

Cidade do México em 48 horas

Muito mais que sombreros e tequila. A capital mexicana une a modernidade das metrópoles ao passado colonial e pré-colombiano

Confira Também

Como metrópole, a capital mexicana não deixa nada a desejar nem para São Paulo, a mais cosmopolita das cidades brasileiras. Cultura, vida noturna, economia, gastronomia e o trânsito chegam a ser bem parecidos. Mas a Cidade do México se destaca pela riqueza histórica, que ganhou destaque no período colonial, afinal, foi o centro do império asteca.
A primeira dica para quem vai visitar a cidade é se hospedar no Centro Histórico. Fica mais fácil circular por ali a pé ou, para quem prefere um passeio guiado, em um ônibus de turismo.

Duas opções de hospedagem são o Gran Hotel Ciudad de México e o Hotel Majestic. Ambos ficam em frente à Plaza de la Constitución, o Zócalo, por isso, alguns de seus quartos oferecem como vista a Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional e o Palácio do Governo.

Gran Hotel Ciudad de México
Av. 16 de Septiembre , 82 - Centro Histórico
Tel: + 52 (55) 1083-7700 / 01800 088 7700

Hotel Majestic
Francisco I. Madero, 73 - Centro Histórico
Tel.: +52 (55) 5521-8600

Depois do Zócalo, parada obrigatória na cidade, vale a pena pegar o Turibus. O ônibus de dois andares circula pelos principais pontos turísticos com um guia explicando tudo em dois circuitos: o Chapultepec Centro Histórico, com 21 paradas, e o Circuito Sur, com 15 paradas. Vale a pena fazer as duas rotas, para não cansar, é possível fazer uma de manhã e a outra a noite.

Outro passeio, mais recomendado para um segundo dia, é a visita às pirâmides de Teotihuacan, a 40 km da capital. Além das pirâmides astecas, está incluso uma visita à Basílica de Guadalupe – a Virgem de Guadalupe está para os mexicanos como Nossa Senhora de Aparecida está para o brasileiros. Há feiras de artesanato e almoço. 

Turibus
Circuito Chapultepec Centro Histórico e Circuito Sur - $125,00 pesos (segunda a sexta) - $145,00 pesos (sábados, domingos e feriados)
Circuito Pirâmides Teotihuacan - $ 700,00 pesos

Como já dissemos, a cidade não fica a trás de nenhuma metrópole no quesito gastronomia, mas você não vai até o México para comer sushi ou macarronada. Se a fome bater durante os passeios, não deixe de apreciar os antojitos mexicanos, as saborosas comidinhas que são vendidas nas ruas. A Bahia tem o acarajé, a Cidade do México tem tacos, quesadilhas, enchiladas, tostadas. Mas para provar a tradicional comida mexicana sentado, invista nos restaurantes do Centro Histórico. 

O cacto faz parte da culinária mexicana, sendo usado até para fazer suco, mas a bebida mais famosa produzida com a planta é a tequila. “Arriba, abajo, al centro y adentro”, decore essa frase e experimente uma das 250 marcas que La Casa de las Sirenas oferece no Salones de Tequila.

La Casa de las Sirenas
Rep. Da Guatemala, 32 – Centro Histórico
Tel.: +52 (52) 5704-3345 / 5704-3273

La Opera Bar
Av. 5 de Mayo, 10 – Cuauhtémoc
Tel.: +52 (0155) 5512-8959
http://www.barlaopera.com

Café de Tacuba
Rua de Tacuba, 28 – Centro Histórico
Tel.: +52 (55) 5521-2048 / 55184950
http://www.cafedetacuba.com.mx

Não podem ficar de fora do roteiro uma visita ao Museu Nacional de Antropologia e História, que abriga um grande acervo arqueológico e antropológico da América pré-colombiana.

Av. Paseo de la Reforma e Estrada  Gandhi s/n – Chapultepec
Tel.: +55 (52) 4040-5300
http://www.mna.inah.gob.mx