Turbulência em avião não é motivo de preocupação Já sentiu frio na barriga durante uma turbulência? Pilotos explicam o movimento e afirmam que não precisa ter medo gplus
   

Turbulência em avião não é motivo de preocupação

Já sentiu frio na barriga durante uma turbulência? Pilotos explicam o movimento e afirmam que não precisa ter medo

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Desde que o MH370 desapareceu, o Air Asia caiu no mar e Andreas Lubitz jogou o voo 9525 nos Alpes Franceses, eu estava sentindo – apesar de toda a ciência e lógica – que aviões não eram uma boa. Eles funcionam por pura sorte. E, de todos os problemas em se voar, turbulência é o pior. Você sente um tipo especial de impotência quando seu avião chacoalha, especialmente quando não sabe por que ele está chacoalhando. Então, para tentar relaxar durante os voos, pedi a alguns pilotos para explicarem os riscos reais de uma turbulência.

"Turbulência não é algo para se ter medo", disse Keith Tonkin, ex-piloto militar e diretor de consultoria do grupo Aviation Projects. "Aviões modernos são projetados para aguentar muito mais força do que uma turbulência pode criar. Eles simplesmente não vão quebrar." Só para dar uma ideia de como eles são fortes, Tonkin acrescentou que aviões militares entram em ciclones regularmente para fazer leituras meteorológicas.

Fora isso, eu queria saber se a turbulência pode derrubar um avião. Lembrei Tonkin que, em novembro de 2001, o voo 587 da American Airlines caiu depois da decolagem no Aeroporto JFK de Nova York, matando todas as 260 pessoas a bordo e outras cinco no chão. A razão? O voo decolou atrás de outro e foi derrubado pela turbulência no rastro do avião.

Porém, como Tonkin me garantiu, o problema foi que o voo 587 decolou muito cedo. Como ele apontou, erro humano é a maior razão de acidentes aéreos, enquanto turbulência meteorológica significa mais um incômodo que um perigo. "Evitamos turbulência porque é estressante para os passageiros", ele explicou, "mas, para os pilotos, isso não é um problema".

Turbulências vêm em três categorias principais: térmica, mecânica e de cisalhamento. As três são versões em menor escala de ações que você vê em água corrente. O ar quente se levanta, parecido com o processo de como a água vem de baixo. Isso é chamado de turbulência térmica, e você experimenta isso como uma lombada quando o avião passa por uma coluna de ar ascendente a 800 km/h. Se já voou através das nuvens de final de tarde durante a decolagem, você provavelmente experimentou turbulência térmica.

Depois, temos a turbulência mecânica, que ocorre quando estruturas físicas como montanhas e prédios perturbam as correntes de vento, assim como um pedregulho rasga a corrente de um rio. Isso é perigoso apesar de muito fácil de prever, e os pilotos simplesmente evitam voar perto de grandes estruturas a baixas altitudes.

Este texto é uma produção da VICE, para ler na íntegra, clique aqui.