Pilotar avião sempre foi vista como uma profissão glamurosa e admirada por todos, além disto, em meados do século 20, esta não era uma ocupação comum entre os mais novos. Porém, com o passar do tempo, o cenário mudou e hoje, atraídos, sobretudo pela falta de rotina proporcionada pela profissão, os jovens se mostram cada vez mais interessados pelo mundo da aviação.
Aprendendo a voar
Para se tornar um piloto de avião comercial (os que cruzam o mundo carregando centenas de passageiros) é preciso seguir uma longa estrada. Para os que enxergam a profissão apenas como um hobby, pilotar aviões de pequeno porte pode ser uma experiência divertida e menos trabalhosa. Em todo o caso, o candidato precisa, além de determinação e muita responsabilidade, ter dinheiro no bolso, já que a aviação de maneira geral não é uma das áreas mais baratas do mercado.
Estima-se que no Brasil existam cerca de 60 mil pilotos em diferentes habilitações. Nos grandes centros do país é fácil encontrar escolas de capacitação, portanto é imprescindível ter cuidado na hora de se matricular. Os locais mais indicados são, evidentemente, os reconhecidos pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e também os aeroclubes (voltados para o ensino da aviação civil), ideais para quem deseja seguir carreira.
"Várias empresas são homologadas para esse fim. Particularmente os aeroclubes. O custo varia de 250 a 400 reais por hora de voo para aviões e de 700 a 900 para helicópteros. O curso teórico varia em torno de 2.200 reais e dura cerca de três meses," explica o professor Deusdedit Carlos Reis, coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da Fumec, de Belo Horizonte, universidade mantida pela Fundação Mineira de Educação e Cultura.
Carlos Reis considera que o candidato graduado pode levar vantagem sobre os demais. "Apesar de não ser obrigatório ter o curso superior de Ciências Aeronáuticas para exercer a profissão, a tendência é que as empresas exijam a graduação. Hoje já há uma facilitação para aqueles que são diplomados. Deles, as grandes empresas exigem um número menor de horas para a contratação," acrescenta.
Para começar, o candidato interessado em se tornar um piloto de aeronaves de pequeno porte, precisa ter 18 anos completos e cerca de 40 horas de voo, além de ter concluído o primeiro grau. O próximo passo é obter o CCF, certificado que comprova a capacidade física da pessoa. Para fechar, o aspirante a piloto deve realizar um conjunto de provas junto à ANAC e um o voo de cheque com um inspetor da agência reguladora nacional.
Embora não seja voltado para os que desejam se tornar pilotos de aeronaves comerciais, o curso de piloto privado dá uma boa base do que é a aviação civil. Nas aulas, o aluno aprende mais sobre a parte técnica das aeronaves, além de estudar teoria de voo, meteorologia e medicina aeroespacial. Em média o curso dura quatro meses. Mesmo com a informatização da ANAC e das escolas, que tomam conta de toda a papelada, alguns documentos precisam ser apresentados no ato:
- Ficha de inscrição
- Carteira de identidade (para os maiores de 18 anos)
- Comprovante de conclusão do primeiro grau
- Título de eleitor
- CPF
- Certificado de reservista ou alistamento militar
- Duas fotos 3x4
Os que desejam tornar-se piloto comercial devem seguir uma cartilha específica. "Para voar profissionalmente, é necessário que a pessoa seja qualificada como piloto comercial. Para obter essa habilitação, ele precisará primeiro ser um piloto privado, conseguir ser aprovado no exame teórico da ANAC para piloto comercial e obter o certificado de capacidade física de primeira classe. Ensino médio completo, 150 horas de avião ou 100 de helicóptero, são os outros requisitos para que o aluno possa ser submetido ao voo de cheque com um inspetor da ANAC," salienta Carlos Reis, coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da Fumec.
Visto como uma pessoa classuda e de extremo bom gosto, o piloto de avião é, sem dúvidas, um dos profissionais mais admirados do mundo, especialmente pelas mulheres. Todo este status não é pra menos, afinal a remuneração de quem pilota aviões, sejam eles pequenos ou grandes, é bem alta.
"Em início de carreira, há pilotos ganhando entre 1,5 mil e 15 mil reais. Tudo depende muito do avião, do empresário que solicitou o serviço, enfim, há uma série de coisas. O tempo de carreira também conta bastante. Existem pilotos mais experientes que ganham até R$50 mil por mês. É mais raro, mas existem alguns," ressalta Carlos Reis.
O tipo de aeronave, a região do país e o cargo ocupado (piloto ou co-piloto) além do segmento da aviação em que o profissional ocupa, também são decisivos para a média salarial.