Nesse mês de paixão rolando solta por aí não são só os namorados que estão comemorando. Além das inúmeras festas de santos que acontecem no período (Santo Antônio - 13 de junho, São Luís Gonzaga - 21 de junho, São João - 24 de junho e São Pedro - 29 de junho – poderia ser tudo feriado, não?), muita gente está se preparando para aproveitar as merecidas férias.
Tá, mas e o que tudo isso tem a ver com reuniões de negócios? Bem, nesse período de “gastança” desenfreada, seja por santos ou por descansos, a economia também dá uma bela acelerada. Isso quer dizer que mais contratos serão fechados entre companhias, e por conta disso mais reuniões serão realizadas para a turma toda entrar em acordo. E aí, você tá preparado?
Não foi por acaso que o site da revista Exame publicou algumas regras de conduta para evitar gafes naquelas tensas reuniões com clientes de suar a parte de trás da camisa. Selecionamos algumas para te dar uma mãozinha nessa hora, veja só:
NEM UM MINUTO A MAIS
Quando estamos atrasados, o comum é se preocupar mais com a nossa culpa do que aliviar a barra de quem depende de nossa presença. Procure sempre dar uma ligada pra avisar o atraso, assim você dá a oportunidade ao colega de remarcar a reunião ou substituí-lo. Agora, quando é o cliente o atrasado, a recomendação é sempre esperar quem tem o poder de decisão chegar, ou seja, o f***dão da história.
CELULAR
Em hipótese alguma atenda, ou pior, troque mensagens pelo celular durante uma reunião de negócios. A revista destaca essa como uma das gafes mais terríveis que se pode cometer, e aconselha simplesmente “silenciar” o telefone sem atendê-lo. Desta forma, você mostra que sua atenção e seu tempo estão voltados para a pessoa.
FALA, HOMEM!
Ninguém é obrigado a saber ou lembrar quem você é, portanto o encontro deve começar com uma apresentação formal dos presentes. Esse papel é do anfitrião, que dá nome e sobrenome aos bois e indica onde eles irão sentar. Nesta etapa é que acontece o famoso aperto de mão seguido de troca de cartões. Cuidado para não esquecer do cartão, pois o calor do momento pode dar amnésia repentina – depois fica chato retomar o encontro. Tudo isso é muito importante para transmitir a impressão de profissionalismo.
OUÇA MAIS
A palavra aqui é objetividade. Falar demais, muito alto ou cair em contradições certamente não vão passar qualquer segurança aos presentes. Antes de tentar convencer, é preciso ouvir atentamente às necessidades do cliente. Sua postura também é essencial para que, mesmo na leitura corporal, ele se sinta compreendido.
BERMUDA NO ARMÁRIO
Apesar do Brasil estar visivelmente caminhando para ambientes de trabalho mais descolados e adequados ao clima subtropical, muito cuidado com o dress code do ramo que você trabalha! Na dúvida, a camisa ainda é a saída, de preferência de manga longa. Dá para combinar com um jeans escuro, caso usar uma calça social seja pedir demais. Acessórios que produzem algum tipo de ruído também devem ser evitados, e nada de afrouxar a gravata!