Embora não fosse um homem de negócios, nosso querido Raul Seixas sabia que “quem não tem visão bate a cara contra o muro”. No universo empresarial também não é diferente, e muitas vezes deixamos o bonde da oportunidade passar por insistir em ideias resolutas que nem sempre culminam em sucesso no fechamento dos números.
O ritmo pode estar acelerado e os colaboradores em sintonia, porém a falta de bagagem e experiência no ramo podem impedir a detecção de falhas graves, o que compromete o negócio. Mas afinal de contas, como saber quando é o momento de pedir ajuda?
Para responder essa e outras tantas dúvidas sobre o serviço de consultoria, conversamos com Leonardo Filardi, mestre em Economia Empresarial e Empreendedor, e Alberto Leite, ex-diretor executivo da IT Mídia formado pela Kellogg Business School.Confira as dicas a seguir e mãos à obra!
POR QUE CONTRATAR?
As empresas contratam consultorias por um motivo simples: recursos. Elas compram recursos com custo variável de outra empresa (a consultoria) e aprendem a realizar a atividade
internamente para poder investir em recursos com custos fixos. Quando se contrata o serviço estamos comprando competências, tempo, dinheiro, ou seja, recursos de todos os tipos que não temos “em casa”.
Independente do tamanho da empresa, uma consultoria sempre traz um olhar externo e – espera-se – as mais modernas ferramentas de mercado para auxiliar na solução do problema que a empresa está procurando. O foco desses profissionais é o resultado, pois a credibilidade dela no mercado se dá pelo sucesso dos projetos.
OLHO CLÍNICO
O objetivo da consultoria é detectar problemas e falhas que as empresas sabem que possuem mas não conseguem enxergar ou lidar. Geralmente eles são criados pelas próprias pessoas – e não por questões externas. O serviço inclui avaliar e apresentar o problema de maneira a consertá-lo. A execução é uma tarefa que algumas consultorias realizam e outras não.
CUIDADOS
Assim como contratar um funcionário, a pesquisa deve ser profunda e o envolvimento do gestor, direto. Se não houver indicações, procure o histórico tanto da empresa como de seus consultores. Vale até buscar na Internet: vá ao Facebook e LinkedIn e procure os clientes da companhia, sempre comparando com suas concorrentes.
CUSTOS
Em sua maioria as consultorias cobram por hora de serviço. As mais evoluídas já preferem trabalhar por projeto, e neste caso o valor pode ser por projeto ou por taxa de sucesso, tendo ou não algum “fee” para custos de análise e apresentação de projeto com devidos cronogramas e indicadores de resultado. O preço depende diretamente do resultado – as consultorias menores cobram preços por hora, que variam entre R$100 a R$500.
NA PRÁTICA FUNCIONA?
O Confirme online – empresa de soluções em banco de dados – decidiu, pela primeira vez, contratar uma consultoria. Segundo o CEO da empresa, Mauro Melo, a rotina do dia a dia ofuscava os pontes onde estavam falhando ou mesmo impedindo o crescimento da empresa. “Foi quando resolvemos pedir ajuda externa”, confirma o executivo.