Um dos elementos-chave para os atletas profissionais é o trabalho de imagem. Lembre-se de quantos comerciais o campeão brasileiro do peso médio do UFC, Anderson Silva, havia feito antes de entregar a administração de sua carreira à agência de publicidade Nine, de propriedade do também atleta e garoto-propaganda de inúmeras empresas Ronaldo Fenômeno.
O homem aranha cantou no comercial da Burger King, desafiou o mestre Steven Seagal numa luta para ter uma cerveja Budweiser e encarou um narrador de lutas num desafio entre pilhas para a marca Duracell. Assim como ele, Neymar já ganhou dinheiro se desnudando para promover uma marca de underwear, falou no celular com os amigos para uma operadora e bebeu Guaraná na praia para a Antarctica, entre outros.
Todos eles ficaram milionários, mas ainda assim estão longe de faturarem como os atletas internacionais. Muito bem assessorados por marqueteiros profissionais, os esportistas têm planos que trabalham suas imagens de maneira que as marcas anunciantes os queiram para estrelar suas campanhas. Para se ter uma ideia do potencial do dinheiro que um atleta bem trabalhado pode faturar, veja a lista dos cinco caras que mais ganham dinheiro com a própria imagem:
1º - O golfista americano Tiger Woods: R$ 111 milhões por ano com patrocínios
2º – O jogador de basquete americano LeBron James, do Miami Heat, fatura R$ 107 milhões com campanhas publicitárias anuais. Empatado com ele está o tenista suíço Roger Federer que ganha anualmente o mesmo valor que LeBron.
3º – O golfista Phil Mickelson leva R$ 97,2 milhões anuais com campanhas.
4º – David Beckham, o jogador de futebol que mais ganha com publicidade no mundo, são R$ 93,5 milhões por ano.
5º - O tenista Roger Feder com R$ 92 milhões por ano.