Um dos discos mais importantes da história do rock e da música mundial, Machine Head, lançando em março de 1972, levou o Deep Purple ao topo dos topos, graças a sucessos como Highway Star, Space Truckin, Lazy, e, principalmente, Smoke On The Water, um dos maiores clássicos de todos os tempos e que traz aquele que foi eleito, recentemente, o riff mais emblemático do gênero.
Em virtude dos quarenta anos do álbum, grandes astros do rock n’ roll regravaram todas as faixas da bolacha num projeto batizado como “Re-Machined: A Tribute To Deep Purple’s Machine Head”. A escalação estrelar conta com feras do quilate de Iron Maiden, Metallica, Santana, Chickenfoot, The Flaming Lips, Steve Vai, Glenn Hughes (que tocou no Purple de 1973 a 76), Chad Smith, Black Label Society, Duff McKagan, Joe Bonamassa, entroe outras feras. É pouco ou quer mais?
A data de estreia do disco está marcada para o dia 04 de setembro deste ano. Além do CD, os fãs ganharão um encarte robusto com 124 páginas, cheio de fotos, entrevistas com os artistas que participaram do álbum e muito material sobre o Deep Purple e tudo que envolveu a história e polêmica gravação de Machine Head, nos gélidos dias de dezembro, em pleno inverno suíço.
O ponto alto, logicamente, é a importância de Smoke On The Water, que conta a história do incêndio que atingiu o local, onde seriam realizadas, um dia antes do início das sessões de gravação do sexto álbum de estúdio da carreira do grupo, por conta de um sinalizador – disparado por um expectador irresponsável, que assistia ao show de Frank Zappa – que ficou preso à cobertura do espaço. Não à toa, a música tem duas versões contidas no tributo.
Os cinco integrantes da formação clássica do Purple, conhecida como MK II, Ritchie Blackmore (guitarra), Ian Gillan (vocal), o saudoso Jon Lord (teclados), Ian Paice (bateria) e Roger Glover (baixo), assistiam ao concerto no momento do incidente. As setes músicas foram registradas com os equipamentos do estúdio móvel dos Rolling Stones num antigo hotel desativado da cidade de Montreux.
Confira as faixas e seus respectivos executores do tributo a Machine Head:
Smoke On The Water – Carlos Santana e Jacoby Shaddix
Highway Star – Chickenfoot
Maybe I’m A Leo – Glenn Hughes e Chad Smith
Pictures of Home – Black Label Society
Never Before – Kings of Chaos (com participação de Joe Elliot (Def Leppard), Duff McKagan, ex-Guns N’ Roses, e Steve Stevens, ex-Billy Idol)
Smoke On The Water – The Flaming Lips
Lazy – Jimmy Barnes e Joe Bonamassa
Space Truckin’– Iron Maiden
When A Blind Man Cries – Metallica
Highway Star – Steve Vai, Glenn Hughes, Chad Smith e Lauchlan Doley
Nota: “When A Blind Man Cries” foi lançada como single na época, mas não entrou na versão original de Machine Head. No entando, a faixa faz parte do tracklist do disco remasterizado que foi produzido em virtude dos 25 anos do álbum.