Do escocês ao americano, de Johnnie Walker a Jack Daniel´s, o whisky – uma bebida sofisticada e, ao mesmo tempo, popular no mundo todo – pode variar em denominações, classes, tipos de barris usados para seu envelhecimento e mais, muito mais. Afinal, sua história já é antiga, como indica seu nome original “uisgue”, forma abreviada do termo gaélico uisgue beatha, ou “água da vida”.
Surgido na Escócia, no século 15, o whisky percorreu um longo caminho até se tornar a bebida que conhecemos hoje e conta com um mundo próprio, com direito a glossário para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos. Confira.
#1 "ABV". Alcohol by volume, álcool por volume, em português. É a quantidade percentual de álcool presente na bebida.
#2 "Age". Em inglês, é a idade de maturação do whisky. A maturação ocorre somente em barris de carvalho, antes do engarrafamento. Não é válido considerar o tempo que o whisky está engarrafado.
#3 "Alambique". Aparelho que serve para destilar o líquido fermentado dos ingredientes do whisky, através de uma técnica de aquecimento e condensação.
#4 "Blended Whisky". Tipo de whisky criado a partir da mistura de whisky Single Malt com whisky Single Grain. O tipo mais popular de whisky encontrado no mercado.
#5 "Bouquet". É o aroma que se desprende da agitação das moléculas do whisky. Degustações técnicas são feitas principalmente a partir do bouquet, e não da ingestão do whisky.
#7 "Cevada". Principal grão utilizado para a produção de whisky.
#8 "Barrel". Tipo de barril usado na produção de whisky. Por padrão, possui capacidade para 180 litros.
#9 "Brewing". O ato de misturar grãos de cereais em água quente e adicionar fermento para promover fermentação. O termo é utilizado também na fabricação de cerveja.
#10 "Caramelo". Este corante cor caramelo, também conhecido como “E150, é usado na produção de alguns whiskies para conferir ao produto final uma coloração que lembre um whisky mais envelhecido. Diz-se que não altera o sabor do whisky.
#11 "Cask Finish". A maturação do whisky pode ocorrer em mais de um barril. “Cask Finish” indica o barril no qual a maturação do whisky foi finalizada.
#12 "Cask Strength". Um whisky “Cask Strength” possui o percentual alcoólico presente no barril. Isto significa que o whisky não foi diluído em água antes de ser engarrafado. Whiskies Cask Strength normalmente apresentam teor alcoólico acima de 50% ABV.
#13 "Filtragem a frio". Processo para remoção de alguns compostos presentes no whisky após a retirada dos barris, como ácidos gordos, proteínas, compostos ésteres.
#15 "Dram". Pode ser considerada uma unidade de medida. Equivale, aproximadamente, a uma colher de chá. Entretanto, é comum a relação de “dram” com “pequena dose”.
#16 "Finalização". É o sabor proporcionado após termos engolido o whisky. Além do sabor propriamente dito, avalia-se a durabilidades deste no paladar.
#17 "Legs". Após girarmos o whisky dentro do copo, formam-se pequenas gotículas na parede interna do copo. O modo como estas gotículas escorrem (tempo de descida e largura da gotícula) são indicativos de como é o corpo do whisky.
#18 "Maltagem". Processo em que a cevada in natura passa a cevada maltada. A cevada é molhada para permitir germinação. Com a germinação, o amido presente na cevada converte-se em açúcares.
#19 "Master Blender". Encarregado da escolha de Single Malts e Single Grains, que podem ser de diferentes idades e origens, de forma que, juntos, resultem nos sabores desejados na produção de um Blended Whisky.
#20 "Maturação". Processo em que a bebida, já destilada, fica armazenada em barris de carvalho para envelhecimento. Durante este período o líquido recebe influência da madeira em cor, aroma e sabor.
#21 Premium. Excelência em qualidade. Pode ser atribuída a diferentes produtos. No caso do whisky, recebem o selo Premium whiskies com envelhecimento a partir de 12 anos.
#23 Turfa. Carvão de origem vegetal encontrado em abundância no solo escocês. É usado na fabricação do scotch whisky, conferindo à bebida o sabor defumado.
#24 "Refill". Termo usado para indicar que o barril já fora usado previamente para maturar whisky. Quanto mais reutilizado o barril, menor influência ele terá no whisky.
#25 "Terroir". Terroir é um termo que referencia o clima, solo, topografia e demais características da região em que a bebida é produzida.
Sobre Luis Carvalho
Nerd full time, viciado em literatura, HQs, games, filmes e séries, descobriu o amor pelo jornalismo ao perceber que não sabia fazer contas.
[+] Artigos de Luis Carvalho
Nerd full time, viciado em literatura, HQs, games, filmes e séries, descobriu o amor pelo jornalismo ao perceber que não sabia fazer contas.
[+] Artigos de Luis Carvalho