*Aproveite e escute a playlist no final da página*
Com mais de 45 álbuns na carreira, o cantor e compositor Bob Dylan eternizou canções como “Master of War”, “Blowin in the Wind”, “Like a Rolling Stone” e várias outras. Suas composições ganharam versões na voz de diversos cantores e grupos musicais que vão do pop ao rock, passando pela MPB. Sheryl Crowe, Zé Ramalho, Bob Marley, Rolling Stones, Caetano Veloso, Jimi Hendrix, Gal Costa, Byrds, Guns´n Roses e Neil Young já se renderam ao som de Dylan.
Suas letras, inclusive, renderam ao artista o Prêmio Nobel de Literatura em uma decisão polêmica da Academia que apenas reforçou o papel de poeta do cantor. "Ele é o grande poeta, um grande poeta dentro da tradição da língua inglesa. Um autor original que carrega com ele a tradição e está há mais de 50 anos inovando e se renovando. Homero e Safo escreveram poesias que eram para ser lidas em voz alta, assim como as de Bob Dylan", disse a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, após o anúncio do prêmio ao músico em 2016.
Para conferir por si mesmo o motivo de Bob Dylan ser tão admirado, confira algumas das letras de canções de Bob Dylan que melhor traduzem os sentimentos fortes e memoráveis do poeta
#1 Blowin’ in the Wind
“Quantas estradas um homem precisa andar / Antes que possam chamá-lo de homem? / Quantos mares uma pomba branca precisa sobrevoar / Antes que ela possa descansar na areia? / Sim, e quantas balas de canhão precisam voar / Até serem para sempre banidas? / A resposta, meu amigo, está soprando ao vento”
#2 The Times They Are a-Changin’
“Venham senadores, congressistas/ Por favor escutem o chamado / Não fiquem parados no vão da porta / Não congestionem o corredor / Pois aquele que se machuca / Será aquele que nos impediu / Há uma batalha lá fora / E está rugindo / E logo irá balançar suas janelas / E fazer ruir suas paredes / Pois os tempos estão mudando”
#3 Like a Rolling Stone
“Era uma vez, você se vestia tão bem / Em seu auge, dando esmola aos mendigos, não era? / As pessoas diziam “Cuidado, boneca! Você pode se dar mal!” / Você pensou que estavam brincando / Você costumava rir / De todos que vagavam à sua volta / Agora, você não fala tão alto / Agora, você não parece tão orgulhosa / Tendo que roubar sua próxima refeição / Qual é a sensação? / Qual é a sensação? / De estar sem lar? / Como uma completa desconhecida? / Como uma pedra solta?”
#4 Make You Feel My Love
“Eu sei que você ainda não se decidiu / Mas saiba que eu nunca lhe faria mal / Sei disso desde que nos conhecemos / Na minha cabeça, não há dúvidas, eu sei o lugar a que você pertence / Eu passaria fome, eu ficaria triste e deprimido / Eu iria me arrastando avenida abaixo / Não há nada que eu não faria / Para fazer você sentir o meu amor”
#5 Mr. Tambourine Man
"Leve-me a uma viagem em sua mágica nave ressoante/ Meus sentidos foram arrancados, minhas mãos não podem segurar/ Meus pés estão muito dormentes para pisar, esperando apenas minhas botas/ Para perambular/ Estou pronto para ir a qualquer lugar, estou pronto para desaparecer/ Em minha própria parada, moldando sua dança a meu caminho,/ Eu prometo segui-la"
#6 Desolation Row
"Agora à meia-noite os agentes/ E ainda a equipe sobre-humana/ Saem e reúnem todos/ Que saibam mais do que eles sabem/ Então os levam até a fabrica/ Onde a máquina de ataque cardíaco/ Está amarrada em seus ombros/ E então o querosene/ É trazido dos castelos/ Por homens da seguradora que vão/ Checar e ver se ninguém foge/ Para o Corredor da Desolação"
#7 Don’t Think Twice (It’s All Right)
“Até mais, querida / Aonde vou, não sei dizer / Mas adeus é uma palavra forte demais, querida / Então direi apenas ‘passe bem’ / Não estou dizendo que você me tratou mal / Você poderia ter feito melhor mas não me importo / Você apenas desperdiçou o meu precioso tempo / Mas não pense duas vezes, está tudo bem”
#8 Forever Young
"Possam suas mãos estar sempre ocupadas,/ Possam seus pés ser sempre ágeis,/ Que você tenha uma base sólida,Quando os ventos das mudanças soprarem./ Possa seu coração estar sempre contente,/ Possa sua canção ser sempre cantada,/ Que você possa permanecer para sempre jovem./ Jovem para sempre, jovem para sempre,/ Que você possa permanecer para sempre jovem"
#9 Hurricane
“Todas as cartas de já estavam marcadas / O julgamento foi um circo, ele não teve a menor chance / O juiz fez das testemunhas de Rubin bêbados / E para os brancos que assistiam, ele era um revolucionário / Para os negros, apenas mais um crioulo maluco / Ninguém duvidava que ele tivesse apertado o gatilho / Embora não conseguissem mostrar a arma / O promotor público disse que era ele o responsável / E o júri, todos de brancos, concordou”
#10 Knockin’ on Heaven’s Door
“Tire este distintivo de mim / Eu não posso mais usá-lo / Está ficando escuro, escuro demais para enxergar / Sinto como se eu estivesse batendo à porta do paraíso / Bate, bate, bate à porta do paraíso”
Sobre Luis Carvalho
Nerd full time, viciado em literatura, HQs, games, filmes e séries, descobriu o amor pelo jornalismo ao perceber que não sabia fazer contas.
[+] Artigos de Luis Carvalho
Nerd full time, viciado em literatura, HQs, games, filmes e séries, descobriu o amor pelo jornalismo ao perceber que não sabia fazer contas.
[+] Artigos de Luis Carvalho