Top 10: Cachaça Conversamos com Jairo Martins da Silva, cachacista profissional, para saber quais são as melhores branquinhas do país. Aprecie. gplus
   

Top 10: Cachaça

Conversamos com Jairo Martins da Silva, cachacista profissional, para saber quais são as melhores branquinhas do país. Aprecie.

Confira Também

Cachaça nada mais é do que a denominação típica e exclusiva da aguardente produzida no Brasil (com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume) obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar. Entendeu? Nem precisa. O importante é saber beber.

O AreaH conversou com o especialista Jairo Martins da Silva, criador do site O Cachacista, para saber quais são as 10 melhores cachaças do país. A tarefa foi difícil, mas, entre as 800 que ele já provou, separou as que mais valem a pena. Os resultados, abaixo. Aprecie com moderação.

Cachaça Sanhaçu
Produtor: Cachaçaria Barreto Silva Ltda.
Local/Estado: Chã Grande/PE
Teor Alcoólico: 40%                                           
Cor: Branca
Envelhecimento: descansada 1 ano
Madeira: Freijó

Análise Sensorial: límpida e brilhante. Aroma frutado de cana. Leve e macia na boca, com acidez equilibrada. Gelada, fica mais leve e delicada. Sobressai pela criteriosa qualidade do processo produtivo orgânico. 

Harmonização: pratos leves como Vinagrete de Frutos do Mar, Caldinho de Peixe e Ostras ao Limão.

Cachaça Jacuba Prata
Produtor: Campos e Luppi Ltda.
Local/Estado: Coronel Xavier Chaves/MG
Teor Alcoólico: 40%
Cor: branca
Descanso: 4 meses/ Recipiente: aço inox

                             

Análise Sensorial: límpida, brilhante e transparente. Aroma frutado de cana com nota levemente metálica. Na boca é leve, porém com certa acidez. Ganha em harmonia quando servida levemente gelada  

Harmonização: Excelente quando servida gelada com petiscos, como mandioca frita e torresmo.

Cachaça Serra Limpa
Produtor: Engenho Imaculada Conceição Ltda.
Local/Estado: Duas Estradas/PB
Teor Alcoólico: 45%
Cor: Branca
Envelhecimento: 6 meses
Madeira: Freijó

Análise Sensorial: límpida e brilhante. Aroma frutado de cana e traços metálicos e minerais. Encorpada, de acidez presente. Fina, intensa e persistente na boca. Resfriada, tem acidez amenizada. 

Harmonização: a combinação do teor alcoólico e da acidez sugere pratos mais pesados, gordurosos e suculentos, como feijoada, cozido e dobradinha.

Cachaça Germana
Produtor: União Agropecuária Ltda.
Local/Estado: Nova União/MG
Teor Alcoólico: 40%
Cor: amarelo-palha claro
Envelhecimento: 2 anos
Madeira: Carvalho e Bálsamo

Análise Sensorial: nariz muito fino, intenso e persistente, com aromas vegetais. Na boca é ligeira de corpo, apresentando notas adocicadas de especiarias. Tem acidez equilibrada, intensa e de ótima persistência.

Harmonização: combina com carnes vermelhas e pratos mais pesados e condimentados, das cozinhas mineira e nordestina.

Cachaça Weber Haus – Reserva Especial – Lote 48
Produtor: H. Weber e Cia. Ltda.
Local/Estado: Ivoti/RS
Teor Alcoólico: 38%
Cor: amarelo-ouro
Envelhecimento: 6 anos
Madeira: Carvalho e Bálsamo

Análise Sensorial: fina, intensa e persistente no nariz, com toques de frutas e especiarias transferidos pelo estágio em dois tipos de madeira. Na boca é leve e redonda. Muito equilibrada e agradével na harmonia geral.  

Harmonização: devido ao tempo de envelhecimento, é uma cachaça adequada para ser servida como digestivo, acompanhando um cafezinho ou um chá.

Cachaça do Rei
Produtor: Ind. e Com. de Beb. Annicchino Ltda ME.
Local/Estado: Capivari/SP
Teor Alcoólico: 47%
Cor: Amarelo-ouro
Envelhecimento: 2 anos
Madeira: Carvalho e Amburana

Análise Sensorial: clara, meio-transparente pelo efeito da madeira. Intensa e persistente no aspecto olfativo, com notas de fruta, madeira e especiarias. Na boca, é macia, de acidez equilibrada, destacando a presença de canela. Muito boa na harmonia geral.                                                                         

Harmonização: apropriada para acompanhar sobremesas, como salada de frutas ou petit gateau, o que harmoniza com as notas de canela advindas da Amburana e leves traços de baunilha oriundos do carvalho.                                                                           

Cachaça Retiro Velho – Reserva Especial
Produtor: Alamb. Retiro Velho Ind. Co. Exp. Ltda.
Local/Estado: Araguari/MG
Teor Alcoólico: 42%
Cor: amarelo-ouro
Envelhecimento: 1 ano
Madeira: Cerejeira e Carvalho

Análise Sensorial: macia e fina na boca, tem baixa acidez, boa intensidade e persistência. O estágio em cerejeira e o envelhecimento em carvalho deixa a cachaça suave com notas de especiarias. Destaca-se pelo cuidadoso processo produtivo.  

Harmonização: pratos suculentos e condimentados, das cozinhas mineira e paulista, além da tradicional feijoada brasileira.

Cachaça Cambraia Premium 
Produtor: Ind. Beb. Pirassununga Ltda.
Local/Estado: Pirassununga/SP
Teor Alcoólico: 40%
Cor: amarelo-ouro
Envelhecimento: 3 anos/ Madeira: Carvalho Francês

 

Análise Sensorial: límpida, brilhante e transparente. Elegante, leve e suave, com toque amadeirado, adocicado de baunilha, conferido pelo estágio em carvalho. Acidez bastante equilibrada e perceptível harmonia geral.  

Harmonização: apropriada para acompanhar pratos mais condimentados e suculentos, com os quais harmoniza perfeitamente em razão do leve tanino da madeira.                                                                             

Cachaça da Quinta – Amburana
Produtor: Faz. da Quinta Agronegócios Ltda.
Local/Estado: Carmo/RJ
Teor Alcoólico: 40%
Cor: Amarelo Palha
Envelhecimento: 6 meses
Madeira: Amburana

Análise Sensorial: límpida e brilhante. Aroma frutado de cana com notas de especiarias e canela decorrentes da amburana. Leve e macia na boca, com acidez equilibrada. Sobressai pela criteriosa qualidade do processo produtivo. 

Harmonização: As notas de canela conferidas pela amburana harmonizam perfeitamente com sobremesas como salada de frutas e bolo de rolo.

Cachaça Moenda Nobre – Amburana
Produtor: Art&Fatos Ind. e Com. Bebidas Ltda.
Local/Estado: Santo Antônio da Patrulha/RS
Teor Alcoólico: 40%
Cor: amarelo-ouro
Envelhecimento: 1 ano/ Madeira: Amburana

 

Análise Sensorial: macia e fina na boca, tem baixa acidez, boa intensidade e persistência, revelando marcante presença de especiarias. Deixa na boca traços de cravo e canela, característica que lhe é conferida pela madeira de envelhecimento.  

Harmonização: harmoniza com bolos e tortas, devido às notas de especiarias e canela.