The Cal Calendário Pirelli: há 48 anos traz as mais belas moças, nos mais belos cenários, pelas lentes dos mais talentosos fotógrafos gplus
   

The Cal

Calendário Pirelli: há 48 anos traz as mais belas moças, nos mais belos cenários, pelas lentes dos mais talentosos fotógrafos

Confira Também

Desde 1964, a Pirelli presenteia o mundo com seus calendários. Três componentes básicos fazem do The Cal um sucesso: as paisagens paradisíacas onde as fotos são feitas, os renomados profissionais por trás das câmeras, e as mais belas modelos do mundo. Separamos algumas curiosidades sobre o famoso calendário para você que já deve ter parado para apreciar, seja pela beleza da obra como um todo ou das modelos em especial.

O começo
Em 1963, Robert Freeman fotografou o primeiro calendário, a ser lançado no ano seguinte. No mesmo ano, o fotógrafo também trabalhou com um grupo de rock que estava estourando, The Beatles. Freeman fotografou a então esposa Sonny Drane, em Majorca, ilha no mediterrâneo pertencente à Espanha.

Apesar do sucesso, houve uma pausa na produção do calendário entre 1974 e 1982, por conta da crise do petróleo. Mas em 1983, com imagens feitas pelo alemão Uwe Ommer, The Cal voltou à ativa, com imagens feitas nas Bahamas.

Brasil-sil-sil
Desde então, o calendário foi feito nos mais belos e exóticos lugares do mundo: Reviera Francesa, Xangai, Botswana, Rio de Janeiro, Bahia etc. E o Brasil não foi só pano de fundo durante todo esse tempo. Nossas beldades também foram modelos. Em 2001, entres as 12 gatas, quatro eram das nossas: Gisele Bündchen, Maria Weickert, Fernanda Tavares e Ana Claudia Michels. O ensaio foi feito em Napoli, Itália, sob o comando de Mario testino.

Dois anos depois, The Cal voltou a ter a Itália como cenário, Campania, e no belíssimo cast contavam duas brazucas: Alessandra Ambrosio e Isabeli Fontana. O calendário de 2003 também contou com Sienna Miller, Heidi Klum e Jessica Miller.

Adirana Lima, Caroline Trentini, Emanuela de Paula, Ana Beatriz Barros são outras das nossas belezas naturais brasileiras que figuraram no catálogo.

Entre as recordistas em participação, Isabeli Fontana reina no topo com cinco ensaios, o mais recente pode ser visto na edição 2012 do calendário. Por ora ninguém ameaça o recorde da brasileira, mas Kate Moss, Naomi Campbell, Lara Stone, Karen Elson e Mariacarla Boscono tiveram, cada uma, três participações.

Destaques
Enquanto algumas ganham em quantidade, temos as que se destacam pela qualidade. A edição de 2007, traz dois belíssimos exemplos, Penélope Cruz e Sophia Loren, que tinha 72 anos na época.

E para o calendário de 2011, Karl Lagerfeld, buscou inspiração nos deuses greco-romanos. A atriz Julianne Moore posou para o fotógrafo e estilista numa versão sensual da deusa Hera.

2012
A trigésima nona edição do The Cal foi fotografada por Mario Sorrenti, famoso por retratar nus, que escolheu Córsega como local, por suas paisagens selvagens. “Coloquei os corpos em contato direto com a natureza que os recebe como se fossem um prolongamento, em uma série de imagens nas quais rochedos e pedras, terra e troncos, céu e mar transformam-se em cenografias que abrigam os corpos”, explicou o artista.

Sorrenti escolheu a dedo as modelos, misturando gerações. O cast: Lara Stone, Kate Moss, Guinevere Van Seenus, Edita Vilkeviciute, Rinko Kikuchi, Saskia de Brauw, Milla Jovovich, Joan Smalls, Natasha Poly, Malgosia Bela, Margaret Madè e Isabeli Fontana.