Brasil, um país tropical e onde o sol reina soberano durante quase todo o ano, certo? Mas, apesar de seu calor natural, o país cada vez mais registra praticantes e aficionados por um típico esporte que une frio e muita adrenalina: o Snowboard. Versão na neve de outras modalidades muito mais "praticáveis" no Brasil, como surfe e skate, quem tem a oportunidade de visitar uma montanha com neve e uma prancha nos pés se apaixona rapidamente pelo esporte desenvolvido nos Estados Unidos na década de 60.
Mas, como um curioso pode se tornar um iniciante na modalidade? Quais são os picos mais desejados e os mais próximos para os brasileiros? Quem tira todas as dúvidas de quem quer desbravar as montanhas e se tornar um atleta da neve é o snowboarder carioca Tony Mallmann, atual campeão nacional da categoria Cross e atleta titular da Seleção Brasileira de Snowboard.
Melhores marcas e onde comprá-las
"Hoje em dia as marcas estão bem iguais em termos de tecnologia e depende do terreno em que o rider gosta de andar. Mas, digo que as três melhores marcas são Lib Tech, Burton e Forum. Hoje se compra tudo pela internet, só escolher o modelo que quer e ainda chega na sua casa. Uma boa dica é o www.dogfunk.com", revela Tony.
Nitro e Palmer também são empresas bem famosas entre quem pratica o esporte, além de outras marcas bem conhecidas pelos brasileiros por meio de outros esportes como skate, BMX e surfe são a Volcom, Billabong, Matix e a Quiksilver. Quanto a lojas, nas capitais é possível encontrar algumas que, na maioria das vezes, pode importar alguns equipamentos, desde pranchas até a roupas para o frio extremo.
Onde iniciar e praticar o esporte
"Estados Unidos e Canadá são os países com muita cultura no Snowboard. Para ter uma idéia, nos Estados Unidos o Snowboard e o Ski são matérias de educação física para os interessados. Mas, digo que, para mim, os melhores lugares para a prática são Buttermilk, Snowmass (Aspen), Whistler (Canadá) e ParkCity (Utah). Na América do Sul, Valle Nevado no Chile", aconselha Tony.
Para matar a saudade em terras brasileiras
Não tem neve? Que tal ir de areia? O Sandboard é um esporte legitimamente brasileiro, criado em 1986 na cidade de Florianópolis por surfistas com a intenção de suprir os dias nos quais as ondas estivessem ruins. Porém, mal sabiam eles que sua prática se assemelha muito mais com o Snowboard que o surfe em si.
"Já pratiquei o Sandboard e não é muito diferente. A areia é mais pesada e a prancha muito mais lenta, é uma boa maneira de matar as saudades do Snowboard. O único problema é a queda: sempre lembrem de fechar os olhos", alerta o atleta.
Outra forma ideal para matar a saudade do Snowboard ainda é escassa por aqui. "No mundo, em todas as estações existem escolas de Snowboard para todos os níveis. Por aqui, um espaço indoor com neve artificial seria perfeito para o desenvolvimento do esporte e com certeza surgiria a nova geração de atletas Snowboarders", lembra Tony.
Com tantos empresários que se apaixonam por este esporte no Brasil, que tal realizar de fato um grande projeto desta natureza? O público consumidor e interessado no Snowboard de fato apenas cresce, ano após ano. Fica a dica!