Por ter jogado na mesma época que Pelé, pode ser que Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha tenha ganhado menos importância no futebol mundial do que realmente deveria.
Mais precisamente em 20 de janeiro de 2015 completamos 32 anos sem o craque, e não poderíamos passar essa data incólume sem prestar uma homenagem ao cara que desconcertava seus adversários com dribles encantadores, principalmente pelo fato de ser um deficiente físico, tinha uma perna (direita) seis centímetros mais curta que a outra.
Garrincha, vulgo “anjo das pernas tortas”, foi a principal estrela do Botafogo, clube no qual jogou durante 12 anos. Na seleção brasileira, nunca saiu derrotado, tendo conquistado dois títulos mundiais, 1958 e 1962. Ao lado de Pelé, a dupla marcou a história do futebol por nunca ter perdido uma partida.
Muitos craques apareceram desde a morte de Garrincha, em 1983, vítima de cirrose hepática aos 49 anos. Messi, Maradona, Neymar... Qual deles poderia ser comparado a Pelé? A polêmica Pelé x Garrincha sempre rondou o mundo do esporte.
Com habilidade fora do normal, ganhou status de gênio e chamou atenção em suas marcantes atuações na seleção brasileira. Em 1958, ganhou a Copa pela primeira vez, como coadjuvante sendo reserva de Joel, e formou uma dupla memorável ao lado do rei. Já em 1962, teve que substituir o próprio Pelé que sofreu uma distensão na coxa no segundo jogo da Copa. E brilhou. Foi considerado melhor jogador da campanha brasileira na época.
Antes de ser ídolo no Botafogo e também na seleção, Garrincha foi reprovado em testes no Flamengo e no Vasco.
O gênio botafoguense marcou a história do e consagrou artilheiros como Dino da Costa, Vinícius e Rossi, que foram jogar na Itália após ganharem destaque recebendo passes de Mané na ponta-direita. Pelo Clube de Regatas Botafogo conquistou três campeonatos cariocas e torneios amistosos internacionais.
Garrincha também disputou a Copa de 1966, mas, já em fim de carreira. Sua historia no futebol teve curta duração devido à artrose nos joelhos e ao vício pela bebida alcoólica.