“Maradona Good. Pelé Better. George BEST”. Este é um famoso dito popular na Irlanda do Norte que, para nós brasileiros pode não fazer muito sentido, mas se você for norte-irlandês ou torcedor do Manchester United, ela está longe de ser uma heresia.
Quem viveu os anos 60 e acompanhava o futebol inglês conta que não houve jogador na época que era mais midiático do que ele. Rico, famoso e boa pinta, os homens queriam ser George Best e as mulheres queriam estar com ele. Se hoje estamos acostumados e achamos exagerados os holofotes em cima da vida de David Beckham, Cristiano Ronaldo ou até Neymar (guardada as proporções da nossa realidade), o que acontecia com Best em uma época em que a mídia não tinha tanta cobertura e amplitude como é atualmente, é algo de se espantar. O galã rebelde norte-irlandês, não à toa, era conhecido como "Quinto Beatle", apelido que mostra a proporção da popularidade que o craque tinha entre os britânicos.
De 1965 a 1972 a vida de George Best foi dividida entre festas, bebidas, carros, brigas, paparazzis, MUITAS mulheres e claro, títulos e um futebol de chamar a atenção de todo o mundo. Com a camisa 7 do Manchester United, o habilidoso jogador deixou a sua marca no futebol mundial e colocou ao lado de craques como Denis Law e Bobby Charlton, os Red Devils em um patamar acima de seus adversários na Inglaterra e também na Europa.
Em 1968, o craque fez jus ao seu sobrenome e foi eleito o melhor jogador europeu do ano, recebendo a Bola de Ouro da revista France Football.
Infelizmente sua devoção pelo álcool e seu estilo de vida, fizeram com que a carreira de George Best dentro das quatro linhas fosse curta e a sua vida também. Em 25 de novembro de 2005, aos 59 anos, o norte-irlandês morreu em decorrência a complicações em um transplante de fígado.
Mas uma coisa não se pode negar, a vida do craque foi intensa e especial. As épicas frases que George Best proferiu ao longo de sua carreira são as melhores provas disso. Confira abaixo as melhores:
“Em 1969, eu abri mão de mulheres e bebidas e foram os piores 20 minutos da minha vida”.
“Gastei muito dinheiro em bebida, mulheres e carros rápidos. O resto eu desperdicei”.
“Eu parei de beber, mas apenas enquanto eu durmo”
“Se eu tivesse nascido feio, vocês nunca teriam ouvido falar de Pelé.”
Um repórter que anotava o número de telefone de Best disse: “Você sabia que metade das mulheres do mundo pagaria muito dinheiro para ter esse número? E Best respondeu: “Metade das mulheres do mundo tem esse número!”
“Quando o Pelé afirmou que eu era o melhor jogador do mundo, foi a maior homenagem que já recebi.”
“Dizem que tentei dormir com sete misses Mundo. Não é verdade. Foram apenas quatro. As outras três é que vieram atrás de mim.”
-
Sobre Juliano Buzato
Um devoto da santíssima trindade: "cerveja, futebol e rock'n'roll". Ama viajar e colecionar camisas de times. Fala sobre elas no www.mantosdofutebol.com.br
[+] Artigos de Juliano Buzato
Um devoto da santíssima trindade: "cerveja, futebol e rock'n'roll". Ama viajar e colecionar camisas de times. Fala sobre elas no www.mantosdofutebol.com.br
[+] Artigos de Juliano Buzato