Os segredos do botox Cada vez mais usada pelos homens, a toxina botulínica gera muitas dúvidas. Saiba os detalhes por trás desta fonte da juventude gplus
   

Os segredos do botox

Cada vez mais usada pelos homens, a toxina botulínica gera muitas dúvidas. Saiba os detalhes por trás desta fonte da juventude

Confira Também

É rápido, não é cirurgia, não deixa cicatrizes, tem resultado prolongado e está cada vez mais acessível. Simples e eficaz, a toxina botulínica é uma das principais descobertas da classe médica que atua na luta contra os efeitos da idade – e os homens estão descobrindo isso. Apesar de parecer algo recente e novo, a verdade é que o famoso Botox (nome comercial da principal empresa que fabrica a toxina botulínica tipo A, nome real da substância), é bem mais velho do que se pensa comumente.

Seu uso médico teve início em 1950, já seu uso com fins estéticos é bem mais recente: "Por volta de 1991 e 1992, quando se observou melhorias no tratamento de espasmos palpebrais. A partir daí se testou o produto na melhoria de rugas na região da glabela (testa e base do nariz), com sucesso", explica o cirurgião plástico Vinícius Melgaço, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Como o botox pode te ajudar
"A toxina botulínica tipo A, age na placa motora dos músculos impedindo a transmissão de uma substância química chamada acetilcolina (substância que é responsável pela contração do músculo). Com a não-contração dos músculos, as rugas formadas na pele pela ação destes músculos são eliminadas temporariamente", aponta Vinícius. Quanto às regiões do corpo que os homens têm buscado por melhorias, o produto age muito bem - principalmente na região da testa e ao redor dos olhos. "Além destas áreas, vem aumentando muito a procura para tratamento de suor excessivo nas axilas".

Quanto dura? Quanto custa?
O Botox tem duração média de quatro a cinco meses. Este tempo varia muito entre homens e mulheres (e entre pacientes do mesmo sexo também). Essa variação se deve ao fato de que a musculatura de cada pessoa requer uma determinada dose para agir. "Quando se aplica, por exemplo, a mesma dose em um homem e em uma mulher a ação no homem é mais curta. Isso se deve ao fato de a musculatura do homem ser mais forte do que a da mulher", explica Vinícius.

O cirurgião plástico ainda explica que normalmente com uma aplicação se consegue tratar as queixas, entretanto podem ocorrer assimetrias principalmente na região das pálpebras que podem necessitar de revisões. Quanto aos custos do tratamento com Botox, são variáveis. Entretanto uma aplicação com dose adequada, com produto de qualidade e por profissional especializado (Cirurgião Plástico ou Dermatologista) custa de R$800,00 a R$1.200,00.

Dermatologista ou cirurgião plástico?
A dúvida sobre quem deve aplicar o botox é bastante comum. Por ser um procedimento relativamente simples, muitos homens preferem fazê-lo com seus próprios dermatologistas ou em clínicas de estética. Na maioria das vezes isso não está errado, desde que estes profissionais sejam experientes e tenham cursos para a aplicação da toxina, mas o ideal é que a intervenção seja feita pelas mãos de um cirurgião plástico.

Isso porque este profissional normalmente possui um conhecimento maior sobre os efeitos que o produto terá sobre o paciente. Além disso, há ocasiões nas quais apenas a intervenção cirúrgica (lifting) é eficaz. ''São os casos de excessos de pele e flacidez em que a toxina botulínica não tem ação'', lembra Vinícius. Há também uma pequena parcela das pessoas as quais o produto não faz efeito.