6 Motivos por que todo CEO deveria surfar Você sabe o que faz o seu olho brilhar? Descubra quais são as características que o esporte tem em comum com os negócios gplus
   

6 Motivos por que todo CEO deveria surfar

Você sabe o que faz o seu olho brilhar? Descubra quais são as características que o esporte tem em comum com os negócios

Confira Também

No surf ou na vida profissional, não dá pra ficar parado, senão a onda vem e te leva. Ou você se mantém em movimento ou dropa, mas tem que ser a onda certa. Seja nas rasgadas, tubos, aéreos ou cut backs, para fazer uma manobra, precisamos nos projetar para um ponto determinado que escolhermos. Viver intensamente o presente é incrível.

“Essa é a história de por que todos os CEOs do mundo deveriam surfar.”

É assim que começa o manifesto visual embalado por remixes de Carly Comando e takes emprestados de Deus Ex Machina - Rucksack Revolution, Artic Surf - Preparing to Surf in Russia, Cris Bryan e Ian Walsh. Numa campanha por um melhor ambiente de negócios, idealizada pela Amcham Brasil de Porto Alegre, a galera da Surfari produziu um vídeo que bombou na página do surfista Adriano De Souza, o Mineirinho, no Facebook.
Veja a seguir as seis lições que só o surf pode ensinar aos líderes de empresas e corporações.

1) As aparências enganam mesmo
Logo de cara, o surf pode não ter nada a ver com negócios. Mas pare um minuto pra pensar: surf não é exploração? Ou será que é só em cima da prancha que você consegue se por à prova e ampliar seus limites? Nos negócios você também acaba se projetando ao desconhecido em experiências que vão além das finanças – são aquelas que às vezes duram apenas míseros segundos. Um dia você teve que treinar na areia para ficar em pé na prancha. Todas as empresas também tiveram seu primeiro dia.

2) Todo organismo nasce por um motivo, uma missão
Todo mundo consegue se molhar, mas é o surfista que sabe dropar perfeitamente uma onda. Seja um empreendedor ou um surfista, no fiml das contas, ambos estão procurando alguma coisa. São empreendedores! Sim, indivíduos que sentem a urgência de vestir uma mochila com toneladas de riscos e incertezas, se agarrar a oportunidades e se aventurar num ambiente selvagem.

3) O surf é uma ótima metáfora pra temperar os negócios 
Por menor que seja a mudança ou movimento, qualquer empreendimento envolve fatores ou variáveis imprevisíveis. E hoje em dia o universo dos negócios vem evitando assumir riscos. Diante das incertezas que tentamos minimizar a todo custo, acabamos por transformar as empresas em máquinas assistidas, controladas a cada nova ação. Mensuramos tudo que conseguimos, 24 horas por dia, sete dias por semana para ajustar as arestas. Agora quando está surfando, em profunda conexão com a natureza, você mergulha de cabeça num mundo líquido: um ambiente onde pode testar diversas outras abordagens, recalcular sua rota e criar protótipos.

4) Dance conforme a onda, porque cada uma é diferente da outra
Você não precisa medir o surf pra saber que certas situações são somente improváveis, mas impossíveis. Já tentou parar uma onda? Claro que não, porque é humanamente impossível! Na água salgada ou nos negócios, tenha sempre em mente que você é apenas um ponto, deslizando entre dois elementos gigantescos. 

5) Acha que está na crista da onda? Você está se enganando de novo
A crista da primeira grande onda pode maravilhar as vistas de surfistas desavisados, mas com o tempo você vai aprender que não, que na verdade nunca vai chegará lá. O fato é que a busca por algo inalcançável, que não dá pra medir ou calcular o valor exato, confere ao surf a mesma beleza de uma obra de arte, ou de um amor não correspondido.  No fundo, quem realmente sabe a diferença?

6) Insistir nas mesmas ideias não é fazer a diferença
Metas, objetivos de faturamento, ROI...é só isso que te faz sair da cama todo dia de manhã? Se você tem uma empresa só pra fechar um trimestre favorável para os acionistas, provavelmente é porque se inspirou em exemplos equivocados. A grande característica de qualquer CEO de sucesso (ou seja, que não tenha apenas acumulado fortuna, mas feito história), foi justamente a capacidade de ver adiante, ver além. Antes foram visionários! Sim, porque o os olhos deles tinham um propósito para brilhar noite e dia. E você, já parou pra pensar naquilo que faz o seu olho brilhar? É por isso que o AreaH também acredita que todos os CEOs do mundo deveriam surfar. Aloha!


Danilo Barba