Ah, o Natal...época de nostalgia, memórias e comilança. O grande momento esperado por familiares durante 359 dias para rever, presentear uns aos outros e dividir um belo banquete. Que momento mágico, não é mesmo?
Na teoria, a tradição não poderia ser melhor. Mas, às vezes, não é um incêndio na árvore de natal, ou parentes pedindo dinheiro emprestado; nem a conversa claustrofóbica dos que falam pelos cotovelos quando bebem, que acabam com a ceia. São as uvas passas e as frutas cristalizadas: elas estão no panetone, no arroz, em molhos e até no peru!
Não aguenta mais sentir o gosto delas em cada garfada natalina? Pois pegue já papel e caneta, porque a Seleta apresenta uma receita de respeito que irá salvar sua noite de Natal.
INGREDIENTES
1 peru
1 colher de (sobremesa) sal grosso
1 cenoura cortada em rodelas
1 ramo de alecrim e tomilho debulhado
5 dentes de alho
500 ml de Cachaça Seleta
300 ml de cerveja
250 ml de água
350 g de cebola pequena
100 gr de óregano
1/2 kg de batata bolinha
MODO DE PREPARO
- Coloque o peru dentro de dois sacos plásticos e espalhe 1 colher de (sobremesa) sal grosso por toda a peça. Acrescente 1 cenoura cortada em rodelas, 1 ramo de alecrim e tomilho debulhado, 5 dentes de alho picados. Regue tudo com 500 ml de Cachaça Seleta, 300 ml de cerveja e 250 ml de água. Deixe marinar por 12 horas ou mais se necessário.
- 2- Forre uma assadeira retangular com 350 g de cebolas pequenas e 1/2 kg de batata bolinha; em seguida, coloque o peru, a marinada e leve ao forno aquecido a 180 graus por +/- 1,5 horas, coberto com papel alumínio. Retire o papel alumínio e asse por +/- 1 hora e jogue o orégano por cima.