São Paulo está cada vez mais globalizada. Além de ser a cidade mais populosa e com o maior PIB da América Latina, a Terra da Garoa subiu duas colocações no ranking de “cidades globais” feito pela consultoria A. T. Kearney no ano passado. Mas agora a metrópole chama atenção por uma característica muito especial: abrigar os prédios mais altos do Brasil.
De acordo com a lista produzida pelo grupo alemão Emporis Standards Commitee (ESC), que reúne informações mundiais sobre prédios, Sampa está entre as dez cidades com as skylines mais impressionantes do mundo. O impacto visual é calculado com base na quantidade e altura dos prédios, além da contagem de andares, sem considerar torres de TV, pontes, mastros ou outras estruturas.
Confira a seguir quais são os outros centros urbanos globais que chamam a atenção por suas linhas do horizonte quase inacreditáveis.
10) Bangkok: Localizada na região central da Tailândia, na parte mais baixa e plana do rio Chao Phraya, Bangkok foi fundada em 1782 pelo rei Rama I da Dinastia Chakri como nova capital do país, a cidade que mal passava de 4 km² se transformou numa megametrópole de 50 distritos.
9) São Paulo: Com 5.789 prédios, dos quais doze prédios possuem mais de 150 metros de altura, São Paulo, ficou atrás de grandes cidades como Hong Kong, Nova York e Cingapura. Depois de São Paulo, a primeira cidade brasileira que aparece no ranking é o Rio de Janeiro, na 25ª posição.
8) Xangai: A maior e mais avançada cidade da China, Xangai fica no meio da costa leste, subdividida em 16 distritos e três condados. Ao todo, a metrópole contabiliza 204 centros, 99 distritos, 99 subdistritos e 3.501 bairros. No final de 2014, Xangai tinha 6.704 prédios de 11 andares ou mais, que foram concluídos desde 1990.
7) Chicago: Situada ao longo do lago Michigan, Chicago é a terceira maior cidade dos Estados Unidos. Famosa por sua tradição arquitetônica inovadora, a cidade também é o berço dos arranha-céus. Após o Grande Incêndio de Chicago (1871), a cidade ganhou prédios feitos de concreto, ferro e um novo material chamado aço. O prédio Home Insurance Building nasceu desse frenesi da construção, e foi registrado como o primeiro arranha-céu do mundo.
6) Dubai: Originalmente uma pequena cidade de pescadores, Dubai prosperou através de uma economia baseada em pérolas e comércio marítimo. Até o início do século 20, a cidade era famosa por figurar os maiores mercados da Arábia – em 1966, a descoberta de petróleo na região trouxe uma nova era de prosperidade a Dubai. Hoje a cidade é uma das mais ricas e modernas do planeta, e é onde ficam os dois hotéis mais altos já construídos na história.
5) Seul: A capital da Coreia do Sul é uma das cidades mais populosas do mundo com mais de 10 milhões de habitantes, tendo o dobro desse total de pessoas concentrado somente na região metropolitana. Em 2002, Seul entrou para o grupo de líderes globais em arranha-céus residenciais, trazendo um dos maiores prédios residenciais do globo com 7 torres enormes no complexo Tower Palace.
4) Moscou: Onde o passado soviético colide com o futuro capitalista, Moscou é a cidade que traz o que há de melhor e pior na Rússia. São quase 11 mil construções marcadas pela valorização do rico e vasto patrimônio cultural deixado pelo comando soviético. Mais uma vez, a metrópole assume sua posição de capital e cidade-mãe do antigo Estado Russo.
3) Cingapura: Um dos 20 menores países do mundo, com uma área total de 710 km², Cingapura é uma cidade-estado que consiste de uma ilha principal e 63 ilhas menores. Pra se ter uma ideia, você leva apenas cerca de uma hora de carro para cruzá-lo de um extremo a outro. Hoje, Cingapura possui cinco dos 100 arranha-céus comerciais mais altos do mundo, e dois dos 100 maiores residenciais – além de um hotel que está entre os 15 maiores do planeta.
2) Nova York: Lar dos primeiros prédios comerciais mais altos do mundo, Nova York tem um histórico de arranha-céus como nenhuma outra cidade. O Empire State de 102 andares foi considerado o prédio mais alto por mais de 40 anos, até a construção das torres gêmeas do World Trade Center. Localizada num dos maiores portos já construídos, a metrópole de mais de 22 milhões de habitantes é um verdadeiro símbolo dos maiores centros urbanos do planeta.
1) Hong Kong: Uma antiga colônia britântica, Hong Kong foi tomada pelo império britânico no século 19, e devolvida à China só em 1997. Hoje uma região especial na administração da República Popular da China, a metrópole (cujo nome significa “Porto Perfumado”) é um grande centro financeiro e hub comercial para a Ásia. A pequena porção d
Sobre Danilo Barba
Danilo Barba é músico e jornalista pós-graduado em Negócios Internacionais pelo George Brown College de Toronto. Bloga sobre Sexo Oposto no Yahoo Mulher. No Insta e Twitter: @dambarba
[+] Artigos de Danilo Barba
Danilo Barba é músico e jornalista pós-graduado em Negócios Internacionais pelo George Brown College de Toronto. Bloga sobre Sexo Oposto no Yahoo Mulher. No Insta e Twitter: @dambarba
[+] Artigos de Danilo Barba