O automobilismo é paixão certa para boa parte de quem brincava de carrinho quando era criança. Nem todo mundo pode se tornar um Senna, um Piquet ou até mesmo um Rubinho, mas a vontade de participar de competições não precisa ficar só nas pistas de kart. Marcas como a Audi e a Porsche permitem que você experimente a sensação de ser um pilto de corrida no comando de suas máquinas, perante uma modesta quantia, é claro.
Gentleman Driver é o piloto que paga para participar de competições como a Audi Driver Touring Car Cup (DTCC) ou a Porsche Cup. E para se tornar um deles, tudo o que você precisa é de uma carteira de pilotagem e o valor cobrado pelas organizações.
A temporada 2011 da Porsche Cup ainda está acontecendo e tem previsão de terminar em 10 de dezembro, em Interlagos. Mas a Audi DTCC teve sua decisão adiantada, em 29 de outubro, quando Elias Rocha Azevedo venceu a competição por antecipação.
O empresário, 51 anos, já tinha 27 e precisava chegar até a quarta posição na prova, mas conseguiu a segunda colocação, garantindo o status de “primeiro campeão do mundo de um campeonato Audi".
Elias, que participou da Porsche Cup em 2009 e 2010 – na primeira foi vice-campeão -, conta que levou a sério a preparação para a primeira competição da Audi. Comprou um shift kart e contratou um treinador com quem trabalhou a parte física e mental.
Sobre a DTCC
A categoria estreou esse ano e já está na agenda de 2012 do automobilismo. Na próxima temporada, competirão 25 carros, modelo A3 2.0 Turbo com preparação e manutenção especialmente contratada para a categoria.
Serão seis etapas com duas provas em formato de rodada dupla, disputadas em autódromos nacionais, as datas serão definidas de acordo com o calendário da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Cada carro pode ser dirigido por dois pilotos, a troca acontece entre a primeira e a segunda bateria.
Ficha técnica do carro
O Audi A3 2.0 Turbo é projetado para ser simples de pilotar e, ao mesmo tempo, oferecer fortes emoções.
- Audi A3 Sport;
- Motor 2.0 turbo Intercooler com 200cv;
- Injeção de competição ProTune;
- Cambio Manuel de seis marchas;
- Rodas especiais Scorro desenvolvidas para a categoria em silício 7;
- Freios especiais;
- Embreagem de competição;
- Pneus Pirelli Slick 235/645-18;
- Amortecedores KW de competição com regulagens;
- Banco Sparco;
- Cinto Sparco 5 pontos para “Hans”;
- Volante de competição Sparco com engate rápido;
- Barras de proteção homologadas CBA/Fia para competição;
- Paralamas, capô, pára-choque, portas em fibra;
- Vidros substituídos por acetato para diminuição de peso.
Para participar
Como já dissemos, você precisa desembolsar uma grana para participar. E na temporada 2012 da DTCC, poderá optar por duas formas: locação de assento ou aquisição de carro, neste caso, o carro fica vinculado por duas temporadas com a categoria.
Locação do carro – R$70.000,00
Inscrição e credenciamento – R$110.800,00
2 macacões oficias – R$5.500,00
Envelope do carro com patrocínio do piloto – R$2.500,00
Total – R$ 188.800,00
Aquisição do carro – R$150.000,00
Inscrição e credenciamento – R$110.800,00
2 macacões oficias – R$5.500,00
Envelope do carro com patrocínio do piloto – R$2.500,00
Total – R$268.800,00
E não pode faltar a carteira de piloto. A CBA emite trêstipos: Piloto Novato de Competição (PNC); Piloto Graduado de Competição B (PGC-B) e Piloto Graduado de Competição A (PGC-A).
Para tirar a carteira de PGC-B é preciso frequentar uma escola de pilotagem, reconhecida pela CBA. Depois de participar de competições nacionais ou estaduais com desempenho comprovado, você pode passar a portar uma carteira de PGC-A.
Serviço
Audi DTCC
R. Helena, 280, cj. 404 – Vila Olímpia, São Paulo
Tel.: 3881-0106 / 3881-0117
Centro de Pilotagem Roberto Manzini
Av. Senador Teotonio Vilela, 328 – Interlagos, São Paulo
Tel.: (11) 5668-5353