Em 1962, um agente secreto fictício do serviço de espionagem britânico MI-6 estreava no cinema, interpretado por Sean Connery no filme O Satânico Dr. No. Daí em diante, gerações de moleques a homens barbados passaram a sonhar com a vida de um agente secreto altamente cotado por fêmeas fatais e, principalmente, seus carros!
Para comemorar esse ano tão especial, o National Motor Museum, em Hampshire, Reino Unido, reuniu 50 veículos, entre automóveis, motos, lanchas e anfíbios, utilizados nas aventuras de 007. A entrada de 20 libras por pessoa (R$ 64) vale a pena, já que a coleção só ficará exposta até o final 2012.
O AreaH conferiu o acervo “secreto” e traz agora pra você uma seleção das máquinas que mais fascinaram os fãs da série de 23 filmes baseada na literatura do escritor Ian Fleming.
AMC Hornet – 1974 em 007 contra o Homem com a Pistola de Ouro
Depois de roubar o carro num showroom, Bond descobre que tem um passageiro: o xerife J.W Pepper, que estava se preparando para um test-drive. Junto com o vilão Scaramanga, eles embarcam numa perseguição em alta velocidade pelas ruas de Bangkok. Aparentemente comum, o carro norte-americano mostra do que é capaz quando dá um salto espetacular, girando 360 graus sobre parte de uma ponte quebrada. Velocidade máxima: 180 km/h.
Citroën 2CV – 1981 em Somente para seus olhos
Digamos que este não seja o carro de fuga mais usado por Bond, porém o pequeno e indestrutível Citroën aguenta o tranco, correndo por ruas estreitas, saltando sobre um vilarejo e literalmente voando sobre oliveiras. Ele foi batido, amassado e tirado da pista, mas com o espião no volante, o pequeno francês conseguiu deixar dois Peugeots comendo poeira. Velocidade máxima: 117 km/h.
Ford Mustang Mach 1 – 1971 em Os diamantes são eternos
As luzes de Las Vegas criam o cenário ideal para a perseguição policial atrás de um transportador de diamantes. Com o Mustang de Tiffany Case, Bond engana as autoridades com suas manobras infalíveis e dá trabalho para os tiras. O clímax acontece quando o espião usa uma rampa para levantar a lateral do carro, passando numa boa com a máquina por um beco sobre apenas duas rodas. Velocidade máxima: 173 km/h.
Lotus Esprit S1 – 1977 em O espião que me amava
Roger Moore está na pele de James Bond dessa vez, aproveitando um passeio com seu novo Lotus Esprit pela Sardenha, mas a diversão dura pouco. Logo ele se envolve numa perseguição com os capangas de Stromberg. Enquanto ele desce o pé no bólido rumo ao mar, todo mundo pensa que será o fim do agente secreto – não com a ajuda de Wet Nellie, uma bondgatinha esperta que converte a máquina em submarino e livra a cara de ambos. Velocidade máxima: 209 km/h
Mercury Cougar XR7 – 1969 em 007 a serviço secreto de Sua Majestade
No único filme da saga em que George Lazenby atua como James Bond, quem aparece de fato é a bondgirl. Com seu Mercury Cougar, a gata mostrou seus dotes em perseguições por ruas congeladas e montanhas, chegando a invadir uma corrida de stock car. Velocidade máxima: 225 km/h.
Aston Martin V8 Volante – 1984 em 007 marcado para a morte
Perseguido pela polícia em Bratislava, o 007, então interpretado por Timothy Dalton, conta com uma série de aparelhos em seu carro britânico para ajudá-lo. Além dos lasers, mísseis stinger e um motor à jato, há um sistema de tração poderoso, que permite dirigir na “pegada Bond” mesmo em ruas nevadas ou congeladas. Velocidade máxima: 234 km/h.
BMW 750iL – 1997 em O amanhã nunca morre
Durante uma cena emocionante num estacionamento de Hamburgo, esse discreto carro alemão mostra o poder que esconde debaixo do capô. Ao tentar escapar dos capangas de Carver, Bond pilota sentado no banco traseiro através do celular, ultrapassando obstáculos num dos momentos mais eletrizantes do filme. Velocidade máxima: 250 km/h.
BMW Z8 – 1999 em O mundo não é o bastante
Enquanto a fábrica de caviar de Zukovsky é atacada pelos helicópteros de King, os equipamentos mais uma vez livram a cara de Bond. O controle remoto solta o freio de mão automaticamente e traz o carro até o espião. Uma vez dentro de seu Z8, ele dispara um míssil antiaéreo contra uma das aeronaves. Velocidade máxima: 250 km/h.
Jaguar XKR Convertible – 2002 em Um novo dia para morrer
Numa perseguição épica com o capaganga cravejado de diamantes Zao, que pilota este Jaguar, Bond tem seu Aston Martin V12 Vanquish atirado para fora do lago congelado, e vai parar no Palácio de Gelo. O carro do vilão possui um arsenal impressionante, incluindo uma metralhadora, morteiros, mísseis e foguetes. Velocidade máxima: 250 km/h.
Aston Martin DBS – 2006 em Casino Royale
Esta foi a vez de Daniel Craig interpretar o 007 e dirigir essa jóia magnífica da indústria automotiva. Apesar do DBS não possuir lanças de metal nas rodas ou deixar marcas de óleo na pista, ele oferece itens mais práticos, como um um desfibrilador e canetas antienvenenamento – muito úteis quando Bond eventualmente toma uma bebida com veneno. Velocidade máxima: 305 km/h.